Atps - redes de computadores - 1na - redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Semestre – Técnico em Redes de Computadores.
FAENAC - Anhanguera

Matriz de Responsabilidades.
ATPS - Redes de Computadores.


Definição de Redes de Computadores.
Uma Rede de Computadores define-se principalmente pela necessidade de transferir arquivos e programas, compartilhar conexão com a internet compartilhar periféricos de uso comum entre micros. Evitar a compra devárias impressoras ou driver’s de CD-ROM e Disquete não é a maneira mais barata e prática para se transferir informações de um micro para outro. A melhor solução na grande maioria das vezes é interligar os micros em Rede. Com a Rede funcionando podemos compartilhar e transferir arquivos, conexões com a Internet, assim como compartilhar impressoras, CD-ROMs e outros periféricos, melhorar acomunicação entre os usuários da rede através de um sistema de mensagens ou uma agenda de grupo, jogar jogos em rede, entre várias outras possibilidades.
Introdução a Redes de Computadores.
Uma rede é um sistema de objetos ou pessoas intrinsecamente conectados (interligados). Nosso próprio sistema nervoso e cardiovascular são redes, observando o diagrama abaixo veremos que o conceito de rede não seaplica somente aos computadores, e sim em todos os meios e formas de serviços que necessitam e comunicação.

Capitulo 1.1
Conceito de redes de computadores
Sistema de Redes
Independentemente da forma com que os nós de uma rede são interligados, o sistema (nesse caso falando de configuração de software) pode ser configurado de tal forma que a rede opere de uma das seguintes formas: ponto-a-ponto(pear to pear) ou cliente-servidor.
A conexão dos cabos, hubs, switches e demais dispositivos que possam estar envolvidos são as mesmas: apenas o que muda é a forma de se configurar o sistema operacional e a forma que os computadores se relacionarão uns com os outros. As redes de computadores podem ser domésticas, corporativas ou industriais. A seguir suas principais diferenças:
Doméstica
Comojá citamos, a Microsoft intitula as redes ponto- a- ponto de redes domésticas ou redes de “pequena empresa”. São redes indicadas para pequenas empresas e médias empresas onde seus computadores podem assumir ambos os papéis: cliente e servidor.
Corporativas
Uma rede corporativa é maior e mais difícil de configurar que as redes domésticas. Enquanto as redes domésticas se baseiam em um sistemaponto- a- ponto, as corporativas se baseiam em um sistema cliente/ servidor.
Redes Industriais
Obviamente, são redes montadas em indústrias. Podem ser do tipo ponto- a- ponto ou cliente/ servidor. A diferença é que nas indústrias há fatores que não existem em escritórios, como calor, ruídos, poeira, interferência eletromagnética, acumulo de eletrostática etc. Tudo isso é elevado em conta aomontar-se a rede industrial.
Sem falarmos que essas redes podem ser do tipo ponto- a- ponto ou servidor / cliente, isso significa que, no que tange o software, não há diferenças. O que muda é o hardware. Pode ser necessário usar, por exemplo, cabos blindados, tubulações apropriadas, racks com fechaduras, sistema de conectores RJ-45 Fêmeas, cabos fibra óptica etc.
Capitulo 1.2
Classificação das redesde computadores
Cliente – Servidor
Em uma rede, servidor- cliente será concentrado todos os recursos da rede no servidor. Arquivos, Impressoras, Serviços de fax e acesso à internet, etc. Tudo será controlado pelos servidores. Para isso, teremos que instalar um sistema operacional de rede no servidor. Existem vários sistemas no mercado, sendo os mais usados atualmente o Windows 2000 Server,Windows NT4 Server, Novell Netware e Versões do Linux.
Em todos os sistemas é preciso um pouco de tempo para configurar as permissões de acesso aos recursos, senhas, atributos, etc. Mas em compensação, uma vez que tudo estiver funcionando você terá uma rede muito mais resistente às tentativas de acesso não autorizadas.
Ponto a Ponto (Pear to Pear)
Nas redes cliente – servidor temos um servidor como...
tracking img