Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera










ATPS – Química




























São José dos Campos
2011
Etapa 3
Aula-tema: O modelo de ligações metálicas.

Esta atividade é importante para que você possa reconhecer importância dos minérios para a extração de diversos tipos de metais; compreender como as transformações químicas são importantes para obtençãodos materiais; entender a importância das ligações metálicas no sistema produtivo.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe)

Ler o modelo de ligação metálica, capítulo 4 PLT (p.99-104) e responda as questões abaixo:

* Descreva 5 características dos metais.
R: Boa condução elétrica e de calor, fácil formação de ligas, Maleável, Dúctil.

*Explique como ocorre a ligação metálica.
R: Fazendo a mistura de dois materiais metálicos na forma liquida. Primeiro se aquece os materiais até seu ponto de fusão (forma liquida), para depois misturar e deixar esfriar ate ficar sólido novamente, formando assim uma liga metálica.

* Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.
R:Liga metálica é a mistura de dois ou mais elementos metálicos ou não metálicos. As ligas mais usadas nas indústrias são o Aço (ferro com carbono), Bronze (cobre com estanho), Solda Foscoper (cobre fósforo, prata).

Passo 2 (Equipe)
Ler o texto: “A obtenção do ferro e a produção do aço” disponível em:
acesso em 21 de janeiro de 2010.

Assista ao vídeo: “Funcionamento do alto forno e obtençãodo ferro gusa” disponível em: <
http://www.youtube.com/watch?v=Mp8nsPLXqOg> acesso em 21 de janeiro de 2010.

Passo 3 (Equipe)
Reunir com sua equipe e elabore um texto de 1 página sobre o ferro, que deve conter:
* Resumo de como é produzido o ferro, mencionando os minerais que são usados
nessa extração.
R: O ferro é um dos mais importantes metais faz parte da nossa vida no dia a dia, e fácilde ser encontrado à venda, também é importante ressaltar que é o mais barato. É muito comum ser encontrado os minérios do ferro nos Estados de Minas Gerais, Piauí e Pará em forma de minério, onde extraído e transformado em utensílios domésticos, grades, portas, automóveis, navios etc.
Ele não é extraído apenas da pirita e da calcopirita como muitos conhecem, ele também é composto de outrosminérios devido à dificuldade de eliminação do enxofre que se encontra no produto, e por isso é acrescentado os minerais hematita , limonita, goethita, magnetita, siderita, essa é a formula do ferro que é usado mundialmente, em uma escala enorme de produtos, principalmente quando transformado em aço.
Depois dos minérios extraídos, vem a fabricação do ferro onde ele passa pelo auto forno que foiconstruído para obter o ferro gusa. Quando o forno atinge uma temperatura de 1200°C terá o ferro gusa que é o minério em forma liquida onde que com determinadas misturas adquirimos o aço ou ferro.
O ferro puro ele é facilmente oxidável, enferrujando facilmente ao combinar-se com o oxigênio, precisa ficar isolado deste gás, por isso é importante manter pintadas as superfícies de ferro. A mistura do ferroe o carbono formam o aço que é mais resistente do que o ferro puro. Quando misturamos o ferro com manganês cria se uma liga com resistência à corrosão, boa para estruturas como pontes, por exemplo: Se o ferro for misturado com o níquel e o cromo (dois outros metais), teremos o aço inoxidável, isto é, incapaz de enferrujar, você encontra este tipo de liga em panelas, bandejas, castiçais e outrosadornos de sua casa.

* Importância do calcário para produção de ferro.
O calcário durante a produção do ferro ajuda a retirar as impurezas do ferro fazendo com que no momento que o material se encontra na forma liquida forme uma borra sobre a superfície do material e após o processo finalizado e o ferro se encontra no estado solido a borra também se solidifica e na seqüencia são separados....
tracking img