Evolucao das maquinas na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A chegada de novas tecnologias e modelos de administração no Brasil, trazidos por empresas estrangeiras, despertando no meio empresarial a necessidade de melhorar sua produtividade e a qualidade dos seus produtos nacionais para que possam competir no mercado, mudou para sempre o jeito de fazer negocio. Na área contábil, o avanço das inovações tecnológicas pode serfacilmente percebido pelas grandes influências que provocou na profissão contábil, pois o profissional da contabilidade precisa estar atento às novas ferramentas utilizadas, passando por constante reciclagem para não ficar alienado no mercado de trabalho. As novidades tecnológicas de ponta impõem que todos mergulhem num rico processo de adaptação, para que empresários e profissionais da Contabilidadesejam contemporâneos do moderno instrumento que se encontra à sua disposição.
A informática se tornou indispensável em praticamente todas as ciências, e com a contabilidade não é diferente, tanto que grandes empresas utilizam a informática como instrumento de trabalho, substituindo assim, os antigos modos de escrituração feito a mão, proporcionando rapidez e qualidade.

2. Caracterizaçãodo Problema

As ciências têm evoluído no decorrer do tempo e a ciência contábil tem sido do mesmo jeito. Sendo uma ciência que surgiu, em princípio, para controlar o patrimônio dos proprietários dos negócios, a finalidade da Contabilidade atualmente é, essencialmente, promover a seus diversos usuários de informações úteis, que os auxiliem na tomada de decisões.
De acordo com Iudícibus e Marion(2002)
“Frequentemente estamos tomando decisões: a que horas iremos levantar, que roupa iremos vestir, qual tipo de comida iremos almoçar, a que programa iremos assistir, qual trabalho iremos desenvolver durante o dia etc. algumas vezes, são decisões importantíssimas: o casamento, a carreira que escolheremos, a aquisição de casa própria, para exemplificar.
Evidentemente, essas decisões maisimportantes requerem um cuidado maior, uma análise mais profunda sobre os elementos (dados) disponíveis, sobre os critérios racionais, pois uma decisão importante mal tomada pode prejudicar toda uma vida.
Dentro de uma empresa, a situação não e diferente. Frequentemente, os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negocio. Por isso, hánecessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão. Decisões tais como comprar ou alugar uma maquina, preço de um produto, contrair uma divida alongo ou curto prazo, quanto de divida contrairemos, que quantidade de material para estoque devemos comprar, reduzir custos, produzir mais...
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia aadministração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões.”

Diante desse contexto, a problemática norteadora da presente pesquisa é: Quais fatores que fizeram os contadores mudar suas habilidades e adquirir novos conhecimentos aopassar para o século XXI?


3. Objetivos

3.1. Objetivo Geral

Identificar os fatores que proporcionaram à Contabilidade um desenvolvimento nos seus procedimentos e processos, fazendo com que a mesma evoluísse da utilização de técnicas manuscritas de escrituração para a utilização de modernos sistemas informatizados.

3.2. Objetivos Específicos

* Identificar historicamentea evolução do conhecimento contábil;
* Analisar conceitualmente Contabilidade, objeto, objetivos, usuários e informação contábil;
* Identificar a evolução da tecnologia e seus impactos na Contabilidade.

4 . Justificativa

A utilização da tecnologia da computação proporcionou vários benefícios para o Contador, pois o processo manual de escrituração contábil foi...
tracking img