Atps neurociencia etapa 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Use o lado direito do cérebro e seja feliz.

O texto traz um relato sobre uma neurocientista americana que sofreu um derrame no lado esquerdo do cérebro e por consequência teve as funções associadas ao lado esquerdo afetadas como a linguagem o pensamento lógico, para se ter uma idéia da sequela do derrame não era possível  para a pessoa que sofreu o derrame  reconhecer a própria mãe.
Apercepção do mundo físico foi alterada, pois não era mais possível distinguir os limites do corpo nem o que estava a sua volta, ela entrou no que se chama Nirvana.
Apesar de viver uma espécie de bem aventurança ela realizou tratamento durante oito anos e recuperou as suas antigas capacidades intelectuais.
E posteriormente ela divulgou as sua experiência durante o período anterior a sua reabilitação. Elateve de usar seu lado direito para executar funções diferentes, ou seja, o lado direito aprende, o esquerdo executa, nós tendemos a usar mais o lado lógico, porém o cérebro pode se readaptar, e reaprender a exercer funções, hoje, o lado direito do cérebro da cientista executa atividades motoras antes prejudicadas.


A mente de quem mente.

Através de um aparelho de ressonância magnética,podemos perceber a atividade que ele faz quando temos que mentir e as reações que nosso corpo tem durante o processo, ou seja, de acordo com o que precisamos fazer nosso cérebro trabalha de uma forma diferente quanto mais difícil for o ato mais tempo levará, é interessante relatar que o ato de mentir está sendo desvendado tendo em vista que o cérebro emite sinais biológicos mensuráveis e por issodeixa uma impressão digital nos aparelhos de ressonância, o interessante é que quando uma pessoa mente é que determinadas áreas são mais ativadas esse fator ocorre porque a mentira é um ato racional. Para combater terroristas, os Estados Unidos planejavam financiar a compra destes aparelhos como forma de investir em segurança após os ataques de 11 de setembro, para uso principalmente em delegacias eaeroportos. O aparelho de ressonância magnética que foi criado para outra finalidade, mas a eficácia é tanta no sentido de identificar os mentirosos que uma estimativa eleva para 90% segundo os especialistas e os erros são em função de quadros psíquicos complexos. (Tenho a impressão que a Deus vai usar essa máquina no Juízo Final.)


As idades do cérebro

Durante a vida, crescemos edesenvolvemos habilidades, tudo isso graças ao nosso cérebro que vai se adaptando a cada fase que passamos. No início da vida a criança tem em seu cérebro muita mais quantidade de sinapses do que em um cérebro adulto o que se reflete como um mar de possibilidade, mas nada realmente muito consolidado. É por esse fator que as crianças são incansáveis, alegria ou tristeza são emoções que se manifestam comfacilidade. Durante a infância temos maiores facilidades com as funções cognitivas como aprender línguas, pois nosso córtex não teve tempo para assimilar e gravar muitas experiências, pois o senso de recompensa também é bastante aguçado por esta razão as pequenas descobertas são tão celebradas pelas crianças. A situação muda na adolescência, pois o cérebro começa a ser moldado, estruturandoprincipalmente o lobo parietal, sendo responsável pela coordenação do crescimento, com a ajuda do lobo occipital. As funções de tomadas de decisão referentes a lobo frontal começa a aparecer, no entanto não estão prontas, este é o motivo para um comportamento  que foge das características infantis mas não tem traços adultos, o tédio e a vontade de novas experiências é estimulado pela diminuição do senso derecompensa, o giro pós - central que é uma região do cérebro  situado no lobo parietal que está localizado no topo da cabeça que armazena  em várias fatias  as representações para mensurar  o ritmo de crescimento que acontece, mas devido ao fato do crescimento ser acelerado  a região responsável  é pega de surpresa  e em virtude disso é comum  que adolescentes  vivam tropeçando nas próprias...
tracking img