Ifmt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O momento do recreio deve ser prazeroso e uma oportunidade para que ocorra a socialização entre as crianças, mas o vem acontecendo nas escolas é que durante o recreio, o que predomina é a correria e gritos. Devido a isso o recreio dirigido é uma oportunidade de recreação e aprendizagem, mas para que isso aconteça é necessário que haja o envolvimento de toda a comunidade escolar. Asbrincadeiras realizadas no recreio visam desenvolver capacidades e habilidades físicas, psicológicas e afetivas, pois se deve desenvolver o ser humano como um todo, mas muitas escolas privilegiam somente o intelectual. No período de observação e em conversas com a coordenadora da escola percebemos que um dos problemas enfrentados era o intervalo, pois as crianças ficavam correndo o tempo todo, ealgumas até se machucaram devidos as quedas.
Então a nossa proposta é fazer do recreio dirigido uma forma de mudança nesse contexto vivido, tornando-o alegre, interessante e um momento de aprendizagem e convívio social.
















Justificativa

Atualmente a educação exige que os educadores sejam multifuncionais, não apenas educadores, mas psicólogos, pedagogos,filósofos, sociólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais para que possamos desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educandos, para que tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida.
Acreditamos que o espaço escolar pode e deve transformar-se em um espaço agradável e prazeroso, os jogos e brincadeiras são entendidas como motivacionais da aprendizagem. Constituiainda um meio de transmitir mensagens capazes de resgatar a auto-estima, o autoconhecimento, os valores como solidariedade, responsabilidade, disciplina, autoconfiança, auto-aceitação, tolerância, concentração, alegria e muitos outros, tão necessárias à formação dos nossos educandos. Brincando a criança se torna espontânea, desperta sua criatividade e interagem com o seu mundo interior e exterior.Após uma semana de observação buscamos com esse projeto incorporar atividades atrativas como jogos para auxiliar no convívio social e auxilio a aprendizagem em sala de aula, combatendo assim o ócio e a indisciplina, diante desses acontecimentos, procuramos repensar o sentido do recreio, pois percebemos a importância do brincar nesse espaço. Surgiram então idéias de resgatar algumas brincadeirasantigas como, jogos de tabuleiro, pipa e também criar brinquedos com garrafas pet explicando a importância da reciclagem.
Tema: Recreio encantado
Objetivo geral:
Possibilitar aos alunos aproveitarem o intervalo de forma humanizada através da integração social.
Objetivos específicos:
Confeccionar pipas, bi boque e vaivém.
Resgatar brincadeiras antigas como:
Brincar de taco, corrida saco ecorrida do ovo.
Interpretar contos infantis.
Jogar tabuleiro humano.
Fundamentação teórica

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR
Normalmente acredita-se que os jogos e as brincadeiras são privilégio da educação infantil e das séries inicias e que estão desvinculados dos conteúdos programáticos. Frequentemente acredita-se que as atividades lúdicas sejam próprias das séries iniciais do ensino fundamental emais, restrita a algumas disciplinas, como a educação física ou artes.
Apesar de o ato de brincar ocupar um lugar privilegiado na vida dos educandos, poucos são os espaços na escola para que ocorram. Costuma-se não valorizar a brincadeira e o jogo, como se não fossem importantes para a capacidade de pensar, refletir, abstrair, organizar, realizar, avaliar.
Segundo Bettelheim “brincar é muitoimportante porque, enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento.” (1988, p. 168).
Reconhecemos a importância do brincar. Na abordagem educacional contribui de forma efetiva no processo de aprendizagem. Na abordagem psicológica os jogos e as brincadeiras permitem uma melhor compreensão da psique das emoções e auxiliam na...
tracking img