Atps mapa conceitual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Etapa 1

Os mapas conceituais definem o que é lei, moral e ética. Seus valores, normas, e noções do que é certo e errado, proibido e permitido dentro de uma determinada sociedade e cultura.
As praticas positivas do mapa conceitual, são importantes para que possamos viver em sociedade, o que fortalecem os laços que garantem a solidariedade social.
Podemos dizer que para o administrador, omapa conceitual é importante para que possa estabelecer a sua função na entidade, respeitando costumes e culturas.
Uma delas é a mudança do quadro de funcionários, seja ela parcial ou total, pois pode gerar impactos no demais colaboradores psicologicamente. O colaborador é a matéria-prima mais importante dentro de uma entidade, pois sem ela não tem como gerar o seu produto final e gerarcompetitividade no mercado, desmotivado ele não produz e não consegue atingir as suas metas.
Para alcançar as metas estabelecidas, é necessário um líder ou supervisor, que estimem os seus subordinados. Ele deve ter autonomia entre os seus subordinados, devendo respeitar a sua diversidade social, que em toda empresa é diferente, por isso deve ser uma pessoa que conheça bem a sua equipe para motiva-los.Essa é função do líder, fazer com que o seu subordinado saiba quais são as suas metas dentro da empresa, e incentiva-lo para alcança-la. Mas um líder só consegue atingir esses objetivos, se ele tem autonomia com os seus subordinados, ou seja, se um supervisor ou diretor tirar sua autoridade na frente de seus subordinados, ele não consegue incentiva-los, pois a partir daí eles não vão maisprocura-los para esclarecer as suas duvidas.
A empresa deve distribuir exatamente as suas funções, e verificar constantemente se tudo esta sendo feito como planejado.
Empresas multinacionais optam pela equipe multifuncional, onde os seus colaboradores, saibam exercer varias funções, assim se um se ausentar, outros poderão substitui-los.
Um grande erro de muitas empresas é que elas não estabelecem para osseus colaboradores as suas funções, como é e o que deve ser feito, muitos entram para trabalhar e nem sabem o valor do seu salário. As empresas devem passar para os seus colaboradores informações essenciais, sua função e quais são as metas da empresa.
A empresa que investe no seu capital humano e em tecnologia tem uma grande competitividade, para o aumento dessa competitividade é necessário umestudo no seu ambiente organizacional.
Para um crescimento acelerado, a empresa precisa passar para os seus colaboradores a importância deles, o resultado das metas atingidas, com ética, dignidade e essência.

* Etapa 2

Definições de Ética, Moral e Lei:

Ética:
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto amoral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano aotentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral:
É o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.
As regras definidas pela moralregulam o modo de agir das pessoas. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores...
tracking img