Atps logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com a produção e armazenagem. Hoje os mercados são globais e as fontes de matéria-prima nem sempre estão próximo da linha de produção, ocorrendo à necessidade de um planejamento primário da produção. (VIEIRA, 2006).
O objetivofundamental da logística é atender adequadamente o consumidor final, administrando globalmente a empresa e seus agentes logísticos externos, através de um processo de gestão integrado, cooperativo e harmonioso de negócios, que vai desde os fornecedores, almoxarifado, fábrica, depósito de produtos acabados, centros de distribuição, atacadistas, varejistas, até os consumidores finais. (JACOBSEN, 2003).
Paraatender às necessidades e desejos dos clientes de forma customizada e rápida surge O Eletronic Data Interchange (EDI). Apresenta-se como instrumento capaz de possibilitar a integração dinâmica entre os agentes da cadeia de suprimento, dentro da empresa e nas interrelaçõesda empresa com seus fornecedores e clientes. (JACOBSEN, 2003).
EDI (eletronic data interchange) é uma Tecnologia paratransmissão de dados eletronicamente, é uma das formas de compras que mais cresce atualmente.
Essa forma de comunicação e de transação pode ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora. Esta forma de comunicação já existe há bastante tempo e traz várias vantagens, Rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações, Redução significativa de custos, Facilidade dacolocação de pedidos, principalmente nos casos de contratos de fornecimento com entregas mediante liberação do cliente, como acontece nas transações entre montadoras e autopeças no Brasil e resto do mundo; Sedimenta o conceito de parcerias entre cliente e fornecedor
Quando comparado ao e-commerce, que pode ser considerado como o uso das tecnologias de computação e de comunicações para arealização de negócios, apresenta algumas vantagens, entre as quais.
• Maior segurança nas comunicações e parceiros;
• Dispõe de formato padrão para as transações com um completo conjunto de mensagens;
• VAN [valueadded network] básicas para o EDI, são muito seguras;
• Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações, processadas em servidores de grande porte ou mesmo em mainframes.Algumas desvantagens do EDI, de acordo com Coronado (2001): custos elevados, acessibilidade limitada, requerimentos rígidos, soluções parciais e solução fechada. Além das desvantagens citadas, a falta de legislação a respeito do EDI é um obstáculo às empresas que desejam adotá-lo. A união do EDI com a Internet, segundo Porto et al. (2000 apud BITTAR e LIMA, 2004), surge com o objetivo de reduziralgumas deficiências do EDI, uma vez que evita problemas de intercambialidade, altos custos tecnológicos e falta da flexibilidade entre parceiros de negócios. O desafio das empresas na implementação desse sistema é avaliar o valor que este sistema trará para os negócios da empresa. As empresas não podem se deixar levar por modismos. O principal fator que impede que o EDI sejautilizado mais amplamentenas transações comerciais é o alto custo associado à sua implementação. Dessa forma, a empresa terá que analisar a relação custo benefício do investimento, de acordo com a complexidade de suas operações logísticas.
Existem vários métodos para auxiliar no planejamento de estoque, o método JIT e MRP, são um dos mais indicados para uma gestão de estoque. É preciso estudá-los e identificar o melhor aser aplicado na organização. (SLACK, 2002)
O método JIT propõe uma gestão estoque denominada como “Enxuto”, visando a redução dos custos com armazenagem, o sistema também utiliza de algumas características próprias como: (SLACK, 2002)
• O controle do fluxo entre estágios é conseguido pela utilização de cartões simples, fichas ou quadrados vazios, os quais disparam à movimentação e a produção...
tracking img