As fasesdo mundo antigo

1232 palavras 5 páginas
AS FASES DO MUNDO ANTIGO
Introdução:
As narrativas citadas por mim abaixo darão um breve esclarecimento sobre como “O Fim do Mundo Antigo” que contribuiu para o surgimento de novas correntes historiográficas, onde deram novos elementos e novas ferramentas para os historiadores desempenharem seu papel no fazer histórico.

Desenvolvimento:
Com base em todo o material didático do 1º semestre de História e o texto complementar “O Fim do Mundo Antigo” uma discussão historiográfica. Pude perceber que na concepção do autor Gilvan Ventura da Silva ao redigir o texto, o mesmo se preocupa em empregar algumas palavras que por várias vezes aparecem no texto são estas: ”queda”, ”declínio” e “bárbaros”. Então podemos dizer que ele se utiliza destas palavras para exprimir sua interpretação, dos fatos ocorridos naquela época onde ele está fazendo o uso de um discurso político, como veículo de materialidade de sua ideologia. Desta forma linguagem e história se relacionam. Gilvan Ventura no seu uso discursivo também ressalta em seu texto que a desagregação do Império Romano é um fenômeno político, então deve ser tratado como uma História Política, que não estava dando conta de comandar o Império devido a falta de aptidão do Governo Imperial em comandar os conflitos sociais que aconteceram no período do Baixo Império, por uma série de fatores como: perda da autoridade por parte do poder constituído em virtude da indefinição das regras dos sucessores do governo e das ações cometidas pelos imperadores ,com o objetivo de garantir a sobrevivência do Império.
Então falar da fragmentação do Império Romano dando prioridade aos aspectos políticos, não quer dizer que se opta por uma visão de redução.Porque todo conflito social apresenta diversas motivações seja por qual aspecto se:econômico,religioso ou até mesmo político.As múltiplas interpretações que os historiadores, no seu fazer histórico,ao analisar a história e suas diversas dimensões seja:narrativas,descritivas e

Relacionados

  • trafinal
    14658 palavras | 59 páginas
  • K216209
    7729 palavras | 31 páginas
  • Aulas 1 2 3 AdmCient 1
    19915 palavras | 80 páginas