Resenha - bem-estar social na sociedade capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO ARTIGO: “O BEM-ESTAR SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA”.

ROSA ANGÉLICA DA SILVA TESONI


No artigo “O Bem-Estar Social na Sociedade Capitalista”, Galper tenta nos alertar sobre comoe o que devemos refletir nas intervenções com nossos usuários, sabendo levar em consideração não somente o meio em que o mesmo vive, mas também, como o sistema capitalista age sobre o indivíduo. Elefaz menção à prática socialista, de como ela deve se basear profundamente no capitalismo e que ao mesmo tempo é necessário que se desenvolva estratégias de enfrentamento de problemas que surgem a todoo momento em decorrência deste sistema.
O bem-estar deveria atender as necessidades do desenvolvimento capitalista, sendo assim, o autor nos chama a atenção ao modo de organizarmos as estratégiaspara que ao decorrer do percurso, com o surgimento de novos problemas, possamos nos manifestar para que o bem-estar seja realmente promovido pelo Estado, uma vez que isso é responsabilidade dele, masque na verdade não ocorre. Galper também nos atenta que, o bem-estar não surge somente pela necessidade do desenvolvimento capitalista, mas também pela luta de classes trabalhadoras, por uma sociedademais justa.
Por questões políticas, o Estado se torna instrumento de mediação nos conflitos entre classe trabalhadora e setor empresarial, sendo assim o Estado assume um papel totalmente neutro, queacaba tendo como objetivo servir a classe capitalista. O aumento da lucratividade e do avanço da produção foi o tiro certeiro para que o Estado se fixasse no capitalismo, esquecendo de servir osinteresses de todos, como deveria ser. Tudo isso ainda vem ocorrendo até hoje e os lucros são tantos que faz com que o Estado se preocupe cada vez mais com o que lucra, do que com a situação da classetrabalhadora que sempre acaba contando com políticas públicas que chegam até elas como “favor do Estado” ou com a ajuda da própria sociedade que adota as responsabilidades do Estado como obrigação dos...
tracking img