ATPS LETRAMENTO E ALFABETIZA O OK

2258 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Letramento e Alfabetização

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Didática e Práticas de Ensino sob orientação do professor

Valparaíso de Goiás
2014

ESTAR ALFABETIZADO É...

Estar alfabetizado é saber ler e escrever. Saber decodificar sons em grafemas e escrita em fonemas é conseguir ler, escrever e interpretar (Katia Azevedo).
“O que significa estar alfabetizado”.
Para está alfabetizado não é necessário somente a pessoa ser capaz de juntar letras para então formar palavras ou juntar as sílabas e formar frases. Nós sempre temos que ser leitores independentes de ser necessário ou não, pois através da leitura vem o conhecimento, sendo assim, o aprendizado da leitura e da escrita deve ocorrer em situações reais, onde estas tenham uma função social e concreta.
Segundo o dicionário alfabetizado é que ou quem aprendeu a ler e a escrever. Portanto, entendemos que está alfabetizado é saber ler, desta forma inicia-se a busca pelo conhecimento chegando então com isso o ser humano ao nível maior, adquirindo novas experiências e então conseguindo formar frases e textos e interpretando-os. Uma pessoa alfabetizada consegue se comunicar melhor e a entender melhor as situações presentes. Nesse processo a alfabetização e letramento são processos diferentes que requerem conhecimentos, habilidades e competências específicas, implicando numa forma de ensinamento diferenciadas e como consequência uma diferenciada forma de aprendizado.
O termo alfabetizar consiste na técnica de aquisição da língua (oral e escrita) cujo processo depende de um prazo para seu aprendizado, no que consiste ao termo letramento é o desenvolvimento da linguagem e a compreensão de sua função social, cujo processo é constante e aprimorado através das práticas vivenciada sejam elas na forma de escrever bilhetes, contos, receitas, cartas etc. Já o

Relacionados

  • ATPS FEITA LETRAMENTO E ALFABETIZA O OK
    2547 palavras | 11 páginas
  • Narrativas de Professores de Inglês de Escolas Públicas e Seu Caráter Revelador
    97223 palavras | 389 páginas