Atps inteligencia artificial anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
7ª Série Inteligência Artificial

Sistemas de Informação

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprendercom desafios da vida profissional.

AUTORIA: Thiago Salhab Alves
Faculdade Anhanguera de Santa Bábara

Sistemas de Informação – 7ª Série – Inteligência Artificial

Pág. 2 de 10

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas nesse desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.  Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos, etecnológicos relacionados à computação.  Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto.  Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.  Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação comsistemas computacionais.

DESAFIO
A Inteligência Artificial é uma ciência recente com início logo após a Segunda Guerra Mundial com o nome definido em 1956. Atualmente, a Inteligência Artificial abrange uma enorme variedade de subcampos, desde áreas de uso geral até tarefas específicas como jogos de xadrez, demonstração de teoremas matemáticos, criação de poesia e diagnóstico de doenças. De acordocom Luger (2004), a Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como o ramo da Ciência da Computação que trata da automação do comportamento inteligente. Esse desafio contempla o desenvolvimento de dois sistemas, sendo um Agente de Solução de Problemas, utilizando as técnicas de mecanismo de busca e heurística aceitável; e um Sistema Especialista, para o qual será necessário utilizar astécnicas de aquisição e representação do conhecimento. O Agente de Solução de Problemas deve resolver o problema de um viajante que pretende se deslocar de uma cidade A (Arad) para uma cidade B (Bucharest). Para o deslocamento há vários caminhos a serem percorridos e o agente deve, através da heurística (técnica que melhora a eficiência de um processo de busca), escolher o melhor caminho a seguir. OSistema Especialista deve se comportar como um especialista humano e a equipe deve utilizar as técnicas para aquisição de conhecimento, representação do conhecimento e implementação do sistema especialista.

Objetivo do desafio
Elaborar dois sistemas de informação, sendo um Agente de Solução de Problemas e um Sistema Especialista.

Produção Acadêmica
   

Relatório de Resolução deProblemas na Etapa 1. Relatório de Aquisição do Conhecimento na Etapa 2. Relatório de Modelagem de Análise de Conhecimento na Etapa 3. Relatório Final na Etapa 4.

Thiago Salhab Alves

Sistemas de Informação – 7ª Série – Inteligência Artificial

Pág. 3 de 10

Participação
Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes com um número de participantes...
tracking img