Atps fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
MEDICINA VETERINARIA
FISIOLOGIA E BIOFÍSICA II
PROF: JULIANA MARTINS


ANÁPOLIS, SETEMBRO DE 2012
ANATOMIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGUÍNEO, COM ÊNFASE NA TOPOGRAFIA DO CORAÇÃO E DOS VASOS SANGUÍNEOS: ARTÉRIAS, VEIAS E CAPILARES:

Forma: o coração apresenta a forma de uma pirâmide de três faces, uma base e um ápice, desviado para a esquerda. Seulongo eixo forma com o plano mediano uma inclinação de 45o.

Tamanho: tem aproximadamente o tamanho equivalente de um punho, estando a mão fechada.


Localização: Ocupa a parte média do mediastino inferior juntamente com os vasos da base.

Peso: aproximadamente 150 gramas

Camadas:


Epicárdio - (mais externa) Fina camadavisceral que reveste diretamente o coração. É uma víscera serosa: membrana que deriva do revestimento da primitiva cavidade celomática;

Pericárdio - É um saco seroso de parede dupla, está localizado no mediastino médio, envolvendo o coração. Externamente, é constituído por uma espessa lâmina de tecido fibroso denso - pericárdio fibroso. Internamente por uma membrana transparente chamadapericárdio seroso;

Miocárdio - Uma camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo anatomicamente estriado (vermelho) e fisiologicamente liso. Forma o coração;

Endocárdio - Uma fina membrana serosa que forra o órgão interiormente e cobre a superfície das válvulas cardíacas. É formado por um tecido epitelial de revestimento interno que nas artérias e veias chama-se endotélio.Esse tecido permite a não coagulação do sangue.
Divisão do coração humano

O coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; um átrio posterior e um ventrículo anterior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração dosátrios. N átrio direito chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares.
Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.

Anatomia interna:

Valvas cardíacas
As válvulas cardíacas: orientam o fluxo sanguíneo impedindo refluxo.

A) Atrioventriculares: direita ou tricúspide e esquerda ou bicúspide

B)Semilunares: Aórtica e pulmonar

Vascularização do miocárdio

As artérias coronárias são as únicas responsáveis pela nutrição do coração.

1. Coronária Direita, que sai ao nível do seio de Valsava direito;
2. Coronária Esquerda, que sai ao nível do seio de Valsava esquerdo.

Seio coronário : responsável pela drenagem do miocárdio

TIPOS DE CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA:

Circulação visceral - É aparte da circulação sistêmica que supre os orgãos do sistema digestivo.
Circulação fetal - O sistema circulatório do feto é diferente, já que o feto não usa pulmão, mas obtém nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical. Após o nascimento, o sistema circulatório fetal passa por diversas mudanças anatômicas, incluindo fechamento do duto arterioso e foramen ovale.
Circulação coronária - É oconjunto das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias próprios do coração. São considerados separadamente por sua importância médica e porque sua fisiologia (modo de funcionamento) apresenta aspectos particulares.
Circulação Pulmonar - A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar, seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares,capilares pulmonares, vênulas pulmonares, veias pulmonares e desagua na aurícula esquerda do coração. Na sua primeira porção, transporta sangue venoso. Nos capilares pulmonares o sangue é saturado em oxigénio, transformando-se em sangue arterial. Esta inicia-se no ventrículo direito e encerra na aurícula esquerda.

Circulação sistémica - A circulação sistémica ou grande circulação inicia-se na...
tracking img