Slides para cantata de natal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filha de imigrantes espanhóis, Zenaide é a caçula de dez filhos. Nasceu em Botucatu, aos onze dias do mês de Junho de 1941. Sua vida sempre foi marcada por idas e vindas... Aos 3 anos de idade, seguiu com seus pais para um sítio no Paraná, numa cidadezinha das redondezas de Jataizinho, onde foram em busca de uma nova vida, saindo de lá para a cidade de Ibiporã, permanecendo ali por um ano, atéque Zenaide e seus pais se mudaram de lá para a tão sonhada casa própria, na cidade de Jataizinho, de onde saiu para o casamento, aos vinte e quatro anos de idade.
 
Após seu casamento, seguiu com seu esposo para uma fazenda, onde este começaria a trabalhar, na cidade de Rolândia, na qual permaneceram por cerca de oito meses. Neste tempo, foi gerada sua primogênita filha, Marileide, que veio aindano ventre de sua mãe para Sorocaba, cidade em seu os pais de Zenaide e grande parte de seus irmãos residiam. O marco decisivo para a mudança para Sorocaba foi o falecimento de seu querido pai, em 1965.
 
Após cerca de três meses do falecimento de seu pai, deu a luz a sua primogênita filha, Marileide.
 
Zenaide é uma pessoa que aprendeu o que sabe lutando com a vida. Trabalhou desde muitopequenina nos afazeres domésticos e na roça, para ajudar no sustento da casa e dividir com a mãe a tarefa de zelar pelos afazeres de uma grande família, principalmente pelo cuidado com sua avó, convalescente há muitos anos na cama, avó da qual Zenaide foi pajem até a morte.
 
Dos afazeres e aprendizados de Zenaide, o que mais se firmou foi a costura, ofício para qual parece ter nascido com dom!Aprimorou-se com alguns cursos, dos quais chegou, inclusive a ser professora, coisa que, naquela época, era considerada com um certo status. Com este ofício, mal sabia Zenaide, ela conseguiria garantir o sustento de sua família, até que seu esposo, vindo desempregado de Rolândia, pudesse contribuir com um novo emprego.
 
E a família aumentava. Em 1968, nasce seu segundo filho, José Ângelo, mocinhoda casa, conforme intitulava-lhe seu pai. Três anos se passaram e veio a terceira filha, Mérli, para depois de ano ser seguida de sua caçula, Lucimara.
 
Mas o sonho de ter uma grande família se encerra com os quatro filhos e com um trágico acidente, em 31/05/1974. A serviço, Adércio, como era chamado seu esposo, colide frontalmente o caminhão da empresa onde trabalhava com outro caminhão,próximo ao local onde hoje é a Prefeitura de Sorocaba, próximo também da casa onde residiam. A colisão foi tão brusca que acabou com a vida de Adércio, bem como com a de seu acompanhante e também cunhado. Foram dois velórios na família, e duas famílias marcadas pelo destino trágico de uma separação tão precoce de quem sonhou sonhos para uma imensidão de tempos...
 
Foi com muito sofrimento e lutas queZenaide, agora aos trinta e dois anos de idade, se via viúva, com quatro pequenas crianças para criar. Seus filhos, com sete, cinco, dois e um anos, foram para ela o consolo e a alavanca que a impulsionaram a querer lutar e vencer. Apesar do medo e do temor pelo futuro que o destino reservava à sua família, o desespero nunca lhe bateu à porta porque Zenaide confiava que Deus, nos momentosoportunos, lhe abriria portas.
 
E é neste ponto que seu ofício passou a lhe ser uma salvação... Deus foi-lhe concedendo sabedoria e forças para trilhar passos curtos e certos, com pulso firme na criação dos filhos, mantendo-os unidos e superando uma dia por vez.
 
Sendo ainda muito jovem, algumas boas oportunidade de novos relacionamentos surgiram no caminho de Zenaide, porém, esta manteve o foco nosfilhos e nas suas novas responsabilidades de mãe e pai, bem como de provedora do lar, temendo proporcionar qualquer dissabor ou perigo aos filhos.
 
E assim os filhos iam crescendo, se desenvolvendo, sempre se esforçando ao exemplo da mãe, estudando e, desde muito cedo, trabalhando também, porque viam sua mãe diuturnamente debruçada sobre sua maquina de costura, suando para ganhar o seu pão....
tracking img