Atps etapa 1 economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tps Introdução
O Brasil é hoje o quarto maior consumidor mundial de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido. É também um dos países onde o consumo mais cresce - 12% ao ano, o dobro da taxa mundial. Então a partir dai vamos demonstrar o crescimento deste mercado e de uma das marcas que mais cresce neste ramo no Brasil.
Breve historia do cacau
Uma brevehistória deste produto maravilhoso que é o chocolate.
Nasce no sec. VI a.Cuma bebida amarga e condimentada que seria a bebida de chocolate, extraída de uma fruta chamada cacau, que bem mais tarde foi adoçada com mel e açúcar, sendo o primeiro produto a base de chocolate, em 1657 em Londresessa bebida começa a ser comercializada, um francês abria a primeira loja dessa bebida e nessa mesma época naFrança já se tinha a produção da bebida e ainda de tortas deste mesmo produto e sua produção se espalhou pela Itália, Suíça e Alemanha.
Em 1861 começa sua comercialização em formas de tabletes que eram vendidos em caixas em formatos de coração, em 1875 já era comercializado o chocolate ao leite. Nessa época já se sabia do alto poder do chocolate sendo afrodisíaco completo e equilibrado emproteínas, carboidratos e gorduras, rico em antioxidantes, ajudando prevenir doenças cardíacas, contendo ferro, magnésio, sódio, fosforo, potássio, vitamina A, B, C e D.
E assim o mercado do chocolate e seus derivados vão crescendo pelo mundo.
Chocolate em números
O estudo do Ibope Mídiafoi realizado em nove regiões metropolitanas brasileiras entre 10 de julho de 2006 e 1 de julho de2007, com17.472 entrevistas realizadas com a população de 12 a 64 anos residente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
Os brasileiros que consomem chocolate passaram de 57% em 1999 para 67% em 2007, sendo que o tablete puro tem a preferencia de 82%contra 72%dos bombons, já as barras recheadas ocupando o terceiro lugar com 58%, os que se consideram chocólatras consomem sete ou mais unidades por semana sendo 67% das pessoas, já os que não se consideram chocólatras são 23% a maioria das pessoas que se consideram chocólatras são mulheres com 55,96% contra 44% dos homens.
Em 2007 a categoria chocolate apresentou um investimento de 83 milhões quesignifica um aumento de 77% comparado ao ano de 2006, o consumo na região sudeste é o maior do pais ficando apenas atrás da região sul, entretanto a região sul tem o maior potencial de consumo de chocolate do pais com 52,72%, em seguida a região sul com 17,88% ,nordeste com 15,85% e as mais distantes, centro oeste com 8,15% e norte com 5,39% .
Já em 2010 no Brasil a produção e o consumo dechocolate crescem 5,4% no primeiro semestre, a produção passou de 181,2 mil toneladas para 190,9 mil e o consumo foi de 171,6 mil toneladas para180,8 mil toneladas, o bom momento da economia no pais,além das datas comemorativas como páscoa, dia das mães e dos namorados colaboracom o crescimento deste mercado, além do aumento que a classe C no seu poder executivo.
Cacau show
No Brasil temos grandesempresas no segmento de chocolate as que mais se destacam são Kopenhagem, Brasil Cacau, e Cacau Show essa que vem com grande destaque, vamos conhecer um pouco sua historia.
A CacauShow surgiu na páscoa de 1988 quando Alexandre Costa que trabalhava de vendedor pegou uma encomenda muito grande, e logo descobriu que a empresa não trabalhava mais com aquela gramatura de ovos de páscoa, entãoresolveu produzir por conta para não perder o cliente, resolver pedir ajuda a uma mulher que fazia chocolates caseiros, essa era a dona Cleusa, depois de ter trabalhado com tempo escasso conseguiram terminar a encomenda e cada um seguiu seu rumo separadamente, mas Alexandre continuou sozinho, ainda em 1988 nasce a Cacau Show com uma encomenda que durou 3 dias e 18 horas diárias trabalhadas com lucro...
tracking img