Laboratorio de praticas integradoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Práticas Integradas

Primeira parte: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Empresa Pesquisada: INSTITUTO TRIÂNGULO
Ramo de Atividade: O Instituto Triângulo é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certificada pelo Ministério da Justiça, desde março de 2004, que tem como missão, incorporar atitude sustentável no dia a dia das pessoas quevivem em centros urbanos.
Esta OSCIP, que tem sede em Santo André, região metropolitana de São Paulo, mobiliza a sociedade por meio de ações práticas e informações alçadas no conceito de desenvolvimento sustentável, em prol de um ambiente mais equilibrado.
Endereço: Rua João Ribeiro, 348
Bairro Campestre
Santo André – SP
CEP- 09070-250
Fone: (11) 4991-1112
www.triangulo.org.br/portal
As açõespráticas para a mobilização no meio ambiente urbano acontecem em diversos setores sociais e localidades. A atuação é realizada em escolas publicas ou privadas, empresas, feiras livres, condomínios, residências, eventos e locais públicos. As ações de Mobilização Ecológica Urbana (MEU) são criadas para estabelecer pequenas mudanças de atitude que somadas, representam um grande impacto coletivo. Cadaação desenvolvida pode ser personalizada para determinado objetivo das instituições.
Além de transmitir informações de práticas sustentáveis, que contribuem para a melhoria das condições de vida nos centros urbanos, o trabalho do Instituto Triângulo também inclui a ação de coleta de materiais recicláveis ou reaproveitáveis, como óleo vegetal usado, papéis e garrafas PET.
Esses materiais sãoencaminhados para a sede do Instituto Triângulo, em Santo André (SP), onde recebem destinação adequada:

O óleo de cozinha usado
Precursor no combate a poluição causada pelo óleo de cozinha, o Instituto Triângulo pratica desenvolvimento sustentável na reutilização deste resíduo, apresentando para a sociedade o quanto podemos ser mais sustentáveis em nosso cotidiano com a simples ação de não jogaro óleo de cozinha depois de usado pelas redes de esgoto por meio do despejo em pias, sanitários, ralos, etc..
O óleo de cozinha usado passa por um processo de transformação na usina da ONG e é transformado em um produto ecoeficiente, o sabão ecológico. Esse produto é vendido em nossos eventos de mobilização e para parceiros, contribuindo para a garantia da sustentabilidade das campanhas doInstituto dentro de uma ação sustentável, evitando a poluição dos corpos hídricos, gerando trabalho e renda na transformação o óleo em sabão e oferecendo um produto ecoeficiente como forma de consumo consciente.
Resíduos
PET
As garrafas PET recebidas pela ONG são destinadas a parceiros que transforma este resíduo em produtos ecoeficientes, seguindo o procedimento sustentável semelhante ao aplicadoInstituto Triângulo com o óleo de cozinha usado.

Papel
Os papéis são encaminhados a parceiros que fazem a reciclagem do resíduo, seguindo o procedimento sustentável que diminui o impacto negativo no desmatamento de áreas para a criação de florestas destinadas a fabricação de papel.
Reciclagem de Óleo
Coleta do Óleo Vegetal Usado

O instituto Triângulo realiza a coleta do óleo de cozinhausado de duas formas:
1. Em grandes geradores do resíduo, que são aqueles que encaminham mais de 40 litros por coleta (Empresas, escolas, cozinhas, restaurante, bares e comércios em geral).

2. Em Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s), que ficam espalhados pela cidade para que o cidadão tenha como encaminhar adequadamente o seu óleo de cozinha usado.
Os PEV´s do Instituto Triângulo ficam emescolas, empresas, feiras, equipamentos públicos e no comércio em geral.
Sabão Ecológico Triângulo
O Sabão Ecológico é o resultado de uma ação de desenvolvimento Sustentável completa.
Ele é feito por meio do reaproveitamento do óleo de cozinha usado e é produzido pelo Instituto Triângulo desde 2003.
Além de ser um produto símbolo da sustentabilidade, já que o seu processo inclui preservação...
tracking img