Atps eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Como o fator de potencia pode influenciar na conta de energia elétrica?
R: Os grandes consumidores que não controlam o fator de potencia pagam multas na sua conta de energia. Esta multa énegociada caso a caso. Ou seja, eles pagam pela energia ativa e pela energia reativa.

Pequenos consumidores pagam somente pela energia ativa consumida.
2- Qual o menor valor de referência para fator depotência estabelecido pela ANEEL?
R:Não existe um valor determinado pela ANEEL para fator de potência; existe é um valor para que o consumidor não pague multa por baixo fator de potência (0,92 indutivoou capacitivo); Este valor era há uns anos atrás 0,85.
3-Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposta no desafio?
R: Corrige-se o fator depotencia adicionando cargas indutivas ou capacitivas ao circuito, Outra opção é fazer variar a excitação de geradores sincronos neste circuito. Aumentar excitação corresponde a tornar o circuito maiscapacitivo. Reduzir a excitação corresponde a tornar o circuito mais indutivo.
4-Suponha que um sistema monofásico industrial possua uma demanda de 65 kW de potência ativa, 95 kVA de potência aparente eFP indutivo. Calcule a capacitância do banco capacitores para conectar-se em paralelo com o sistema de modo a elevar o fator de potênciaresultante para um FP igual a 0,92, indutivo.
R: O ânguloformado rende a Impedância. Com isso, o seno23º = KVAR / 95kVA; Então: KVAR = seno23º x 95 = 37,12KVAR. Para calcular o valor de capacitância do banco de capacitores (a reatância capacitiva deverá refletira reatância indutiva), temos que: Q(KVAR) = E^2 / Xc, onde Q = Potência Reativa, E = Voltagem e Xc = Reatância Capacitiva; Portanto: Em 127VCA, Xc = E^2/Q = 127^2 / 37000VA = Xc = 0,44 Ohms;
Dadoque: Xc = 1/(2pi x f x C) então: C = 1/(6,28 x 60Hz x 0,44 Ohms) = Cerca de 6000uF 250V.
Etapa 4
Quais as diferenças entre transformadores com núcleo ferromagnético e transformadores com núcleo de...
tracking img