Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução

O setor de livrarias cresceu cerca de 11% desde 2006, segundo a ANL, Associação Nacional de Livrarias, tornando-se um excelente ramo de investimento, que está em expansão, ampliando as oportunidades para o empreendedor estabelecer-se em seu negócio.

Vários fatores devem ser analisados para o planejamento de uma livraria, sendo necessário traçar o perfil doconsumidor, identificando fatores como classe social, nível de escolaridade e questões geográficas e culturais, não esquecendo a importância da localização da estrutura, que deve dar acessibilidade e comodidade ao cliente.

As livrarias não são apenas estabelecimentos que vendem livros, tornando-se também espaços culturais, com serviços de café, teatro etc.

Com a redução da taxa básica dejuros de 8,5% para 8%, fez com que a taxa de juros recue, tornando-se um momento favorável para a atividade empreendedora, movimentando a economia positivamente.



































2-Livraria

2.1-Mercado:

Desde 2006, houve um crescimento de 11% no ramo de livrarias, segundo a ANL, Associação Nacional das Livrarias, sendo quecada habitante lê em média 1,9 livro por ano, número que tende a crescer, devido a acessibilidade das pessoas em comprarem livros. As livrarias estão tornando-se também espaço de convivência para os clientes, tendo o mesmo a oportunidade de tomar um café, participar de eventos de seu interesse ,além de encontrar amigos.

Ainda segundo a pesquisa, 56% das empresas pesquisadas ainda nãorealizam vendas pela internet, sendo que 63% afirmam que as vendas pela internet representam apenas 0 a 5% do seu faturamento total.

De acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o segmento de livros, alcançou em janeiro de 2011, um aumento de 7,85%em seu quadro de funcionários desde janeiro de 2007, mostrando que o segmento está em satisfatóriaexpansão, ampliando as oportunidades para o empreendedor estar estabelecido com seu negócio.

2.2-Localização:

A estratégia a ser criada, deve prestar atenção no perfil do cliente, avaliando variáveis como: renda, nível de escolaridade, questões culturais e sociais. Algumas pesquisas realizadas identificam que a maioria dos clientes são de classe média e classe média-alta, sendo estesos sustentadores de tal segmento. A melhor localização não é aquela que trará maior faturamento, e sim a que trará o melhor resultado.

A localização deve favorecer o acesso as pessoas, com o mínimo de dificuldade possível, est ando instalada próxima ao local do público-alvo, favorecendo o estacionamento de veículos, com boas condições ambientais.

A localização é fundamental epode definir o sucesso ou fracasso do empreendimento.

2.3-Estrutura:

O espaço da livraria precisa ser funcional e adequado, proporcionando ao consumidor comodidade e tranquilidade para pesquisar aquilo que pretende comprar.

O ambiente precisa estar limpo, organizado e bem iluminado. Os atendentes devem estar à disposição em todas as áreas de exposição dos livros, e ocliente deverá ter acesso a todos os ambientes da loja, localizando os itens desejados com facilidade, encaminhando-se ao balcão de atendimento e caixa para efetuar o pagamento das mercadorias adquiridas.

A fachada da livraria deve levar em conta o tipo de livro oferecido. É importante a iluminação e disposição dos produtos, facilitando o acesso dos clientes aos livros.

Oempreendimento sugerido será de pequeno porte, a estrutura física do local, situado ao lado de uma Universidade será de 140 m² , tendo um quadro de funcionários composto por 6 atendentes (que estão capacitados a atender o cliente com excelência, tendo facilidade em comunicação, além de uma boa postura pessoal e um ótimo conhecimento de livros), e 1 auxiliar administrativo (capacitado a realizar atividades...
tracking img