Relatorio de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Sociologia
Relatório de Sociologia



O que é a Sociologia?

É a ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre os homens. Interessa-se pelo modo como são criadas, mantidas e transformadas as organizações e as instituições que dão forma à estrutura social pelo efeito que tem sobre o comportamento individual e social e pelas transformações provocadas pelainteração social. Seu terreno de investigação é bastante amplo, podendo abranger desde motivos pelos quais as pessoas selecionam seus pares até as relações de poder ou as razões das desigualdades sociais.
Os principais antecedentes da sociologia são a filosofia política, a filosofia da história, as teorias biológicas da evolução e os movimentos pelas reformas sociais e políticas, queensaiaram um levantamento das condições sociais vigentes na época. Nos primórdios da sociologia, foram mais influentes a filosofia da história e os movimentos reformistas.
Apartir do renascimento começa uma nova visão de mundo. O surgimento da sociologia: Antecedentes históricos e intelectuais.

As obras renascentistas foram marcadas pela riqueza de detalhes e a reprodução de traçoshumanos.

O renascimento foi um movimento intelectual e no século XV deu incentivo a recuperação dos valores e modelos da antiguidade greco-romana, além de promover uma renovação nas artes plásticas, na arquitetura e na literatura. Desencadeou uma transformação na organização política e econômica da sociedade.
O renascimento é associado ao florescimento da arte. O resgate dacultura clássica inspirou as pessoas que encaravam a obra de arte como a mais clara manifestação de beleza e harmonia, valores que buscavam para suas vidas. Foi um produto urbano do centro e do Norte da Itália (Florença, Milão, Veneza, Ferrara), alavancado pela expansão demográfica e econômica.
O humanismo foi o principal valor renascentista. Baseado nos conceitos associados: Neoplatonismo,Antropocentrismo, Hedonismo, Racionalismo, Otimismo e Individualismo. Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem do mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, orenascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao longo da história ocidental.

Karl Marx
Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia. Sua intenção, porém, não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica esocial. As contradições básicas da sociedade capitalista e as possibilidades de superação, apontadas pela obra sua obra não puderam, pois permanecer ignoradas pela sociologia.
Marx foi o grande pensador das ciências sociais. Viu que as condições dos trabalhadores eram péssimas, a contradição com a promessa x realidade e foi assim que ele começou a pensar para sua obra, um pensamentorevolucionário. Seu principal objetivo era transformar a sociedade capitalista. Essa trajetória é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como: Alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia, modo de produção.
A luta de classes foi à denominação dada por Karl Marx juntamente com Friedrich Engels para designar o confronto entre o que consideravam osopressores (a burguesia) e os oprimidos (o proletariado), consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político. Seria a força motriz por trás das grandes revoluções na história. Ela teria começado com a criação da propriedade privada dos meios de produção. A partir daí, a sociedade passou a ser dividida...
tracking img