Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Econômico

APRESENTAÇÃO

Apresentaremos relatóriospara analisarmos a viabilidade de um investimento no setor de estética. Abordaremos o tema como um todo. Levantando informações do mercado, do público alvo do setor, melhor localização para o novo empreendimento, fornecedores, mão de obra, investimento necessário e os custos periódicos.
Mostraremos a necessidade de um estudodetalhado da região onde se pretende investir, englobando informações financeiras e peculiaridades do local. Entenderemos também como acontecimentos mundiais poderão influenciar no segmento de estética.
Enfim, apresentaremos a importância de levantarinformações microeconômicas e macroeconômicas antes de investir no segmento. E veremos que estas informações somadas aos dados históricos do setor, noslevarão a chegar a conclusão de que um investimento no setor de estética seria um investimento promissor ou não..



Mercado
Com o intuito de ficar bonitas e ainda compensando na saúde, trazendo qualidade de vida, as pessoas buscam cada vez mais as clínicas de estética.
Segundo especialistas da área de estética, as clínicas apresentam crescimento acelerado, com maior ênfase nas capitais egrandes cidades, mas também ocorrem nas cidades de pequenos portes.
O Brasil está entre os maiores consumidores de produtos e serviços voltado para estética, ficando atrás somente do Japão e Estados Unidos, pois a busca incessante pelo visual perfeito, com o crescimento da economia, cada vez mais clínicas são abertas e serviços oferecidos, principalmente com o plano moderno pelo site de compracoletiva.
O consumo pelo serviço de estética vem gerando maior movimentação no segundo setor que direta ou indiretamente ocasionam diversas atividades para outras áreas como: Produtos, transportes, grandes fluxos de profissionais, aquecendo assim a economia.
O mercado de cosméticos no Brasil faturou US$ 43 bilhões em 2011, segundo dados do Instituto Euromonitor, apresentando um crescimento, de18,9% o maior entre os 10 principais mercados do mundo neste setor. O país aparece em terceiro lugar no ranking, com 10,1% de participação, atrás dos Estados Unidos (14,8%) e do Japão (11,1%). Em 2011, a indústria brasileira da beleza cresceu 12,8% com relação a 2010, com faturamento de R$ 30 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e cosméticos(ABIHPEC). Para o ano de 2012, a expectativa é de que a expansão continue no mesmo ritmo.
Um dos motivos do aquecimento do mercado da beleza é a geração contínua de vagas de trabalho. Em 2010, o setor gerou 4,28 milhões de oportunidades de emprego. Isso porque os brasileiros estão entre os mais vaidosos do mundo e o comportamento se reflete de maneira positiva na economia. Entre os fatores quecontribuem com o desempenho do setor está a participação crescente da mulher no mercado de trabalho, embora os homens também estejam mais preocupados com o visual.
O gráfico abaixo nos mostra o crescimento do mercado formal com percentuais do ano 2.000 e 2010 o que nos evidenciam o crescimento da população com renda fixa.
Posteriormente veremos grandes acontecimentos mundiais que refletiram naeconomia Brasileira, e que de 2008 a 2010 o país passou por várias mudanças, o que acarretou a geração de inúmeros postos de trabalho, o que beneficiou o ramo de negócio analisado neste relatório.

Consumidores
O público da estética ainda é preferencialmente feminino, mais os homens estão perdendo cada vez mais e o preconceito. O público masculino é omais novo público consumidor. Dados do mercado:* 83,58 milhões de homens /Brasil – Segundo maior consumidor de produtos masculinos (IBGE)
* 2010 Brasil – HPPC* MASCULINO USD 3,28 bi (11% do share mundial) ou 1,08 bilhões de unidades destinadas a cuidar da estética (Ecuromonitor).
* 2010 Mundo – HPPC* Masculino USD 29,01 bi (7,8% do consumo de HPPC*) ou 9,212 bilhões de unidades (Euromonitor)
* HPPC =Segmento de Higiene Pessoal,...
tracking img