Atps economia 2 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Em nosso trabalho o assunto pesquisado foi a indústria de ventilador no Brasil, estudamos como é o comportamento do consumidor, qual a influencia da economia neste ramo, o histórico de evolução do mercado de consumidores, qual o calculo de custo de produção(matéria prima e mão de obra)até o preço de venda final, como a inflação afeta nos fatores de produção, carga tributária, acrise que teve início no ano de 2008 e se estendeu até meados de 2011,afetando a economia mundial, e uma breve pesquisa sobre a macroeconomia da cidade de Nova Iguaçu/RJ, e também senários econômicos futuros para este ramo de negócios.
Desenvolvimento:
No mercado atual do Brasil os consumidores em geral buscam alta durabilidade, potência com baixo consumo de energia, preços acessíveis e formaspagamento flexíveis.
Considerando que nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil as temperaturas são elevadas, estas condições de tempo mantem as empresas do ramo com vendas razoáveis durante todo o ano.
A influência da economia sobre este ramo torna-se variável se partimos do principio de que cada estado tem a sua carga tributária, tendo em vista que as empresas deste ramo normalmentecomercializam seus produtos para todo o Brasil.
Em geral as empresas do ramo de ventiladores participam dos regimes tributários que são:
Simples, lucro presumido e lucro real.
O mercado consumidor teve uma grande evolução devido a exigência das pessoas, que começaram a exigir cada vez mais, e por conta disso tiveram que deixar de pensar somente no ganho e focar mais em atender bem e satisfazeras necessidades das pessoas.
Os motivos responsáveis por esta evolução foram o aumento da renda, o pensamento das pessoas, que começaram a fazer comparações e analisar mais os produtos, os preços e principalmente a qualidade, ficando assim cada vez mais exigentes dando mais trabalho para as empresas.
Ao longo dos últimos anos, o consumidor brasileiro vivenciou uma série de transformaçõesdramáticas e aceleradas, que modificaram sobremaneira o seu comportamento, suas atitudes e a sua percepção nas relações de consumo.
Tudo começou com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, em março de 1991, sem dúvidas, um dos mais completos e avançados tratados jurídicos jamais erigidos no Brasil, que colocou o consumidor no topo da importância das relações com as empresas.
Outro fatomarcante para a evolução do consumidor foi o êxito do Plano Real e o fim de uma era de taxas de inflação descontroladas. A estabilização da moeda corrente marcou o surgimento do verdadeiro consumidor contemporâneo brasileiro.
O seu perfil de consumo já incorpora certas características do consumidor das classes mais abastadas, ao não admitir menosprezo ou tratamento desigual.
O forte crescimento damassa salarial no Brasil nos últimos dez anos, alimentado pela expansão real da renda e do emprego formal em todo o país contribui para reconfigurar o mercado de consumo em praticamente todas as categorias de produtos e serviços e em todas as regiões, porém com forte impacto nas áreas Norte, Nordeste e Centro Oeste, que foram as que tiveram maior expansão no seu potencial de consumo.
Mudou onível de demanda por produtos, marcas preferidas, locais de compras, preferências por lojas em rua ou shoppings, e a relação desses consumidores com os canais de vendas, em especial com a internet.
Motivos pelos quais os consumidores mais compram:


No Brasil atualmente o calculo de produção tem uma media de cinco milhões de produtos vendidos anualmente.
Sabe-se que este mercado sofre constanteinfluência das condições climáticas,fazendo com que as empresas deste ramo enquadrem-se no mercado sazonal.

Os custos deste produto se dividem:

Maquina-(fixo).
Operário-(mão de obra humana), (variável)
Peças-(matéria prima) (variável)
Fábrica/local de produção-(fixo)
Engenheiro de produção/ mentor do produto-(fixo)
Energia elétrica-(fixo)
Cada funcionário fabrica em...
tracking img