Atps economia adm 2 semestre (anhanguera)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Administração

Economia

Conceito de Monopólio

Um Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita, caracterizada pelo fato de que o bem transaccionado nesse mercado é oferecido por uma única empresa, (não há concorrência nem produto substitutivo). Nesta situação, essa empresa tem o poder para, sozinha,determinar o preço do bem. Pelo fato de ser a origem de importantes ineficiências de mercado, os governos têm vindo ao longo dos anos a desenvolver esforços no sentido de evitar ou pelo menos atenuar os efeitos desta forma extrema de concorrência imperfeita. Uma das medidas adotadas é a criação de leis anti-trust que impedem ou dificultam a fixação coordenada de preços ou a divisão do mercado pelosconcorrentes. No caso dos monopólios naturais e monopólios criados pelo próprio Estado, são geralmente adotadas medidas de regulamentação dos preços e até mesmos dos resultados das empresas que detêm os monopólios.

Exemplo é a Petrobrás que detém o direito exclusive de extração de petróleo no território nacional. Também ocorre, por exemplo, a escala de produção elevada em termos de custos,como as construtoras de aeronaves: Embraer no Brasil, a Boeing nos EUA e a Airbus Européia. Nessa estrutura a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo, o preço aumenta quando a demanda diminui e cai quando a demanda aumenta.

Conceito de Oligopólio

Um Oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita,caracterizada pelo fato do mercado ser dominado por um número reduzido de empresas produtoras pelo que, uma única empresa tem algum poder para sozinha influenciar o preço do bem. Num oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, enão tanto ao nível do preço.

Exemplos- A indústria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA), Gases Industriais (White Martins, Oximil), Operadoras de telefonia, montadoras de veículos (Fiat, Ford, Gm, Volks), setor de cosméticos (Natura, O Boticário), Indústria de papel, bebidas, química, farmacêutica, etc. Esta é a estruturação de mercado mais comum.

Conceito de OligopsoniaEm economia, oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.

No oligopolio normalmente as empresas discutem suas estruturas de custos, embora isso nao ocorra com relaçao a sua estrategia de produçao ede marketing.

Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.

Exemplos - indústrias alimentícias e fornecedores. Holding, Truste.Conceito de monopsonia

Em economia, monopsônia é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.

Exemplo: empresas estatais (petróleo).

Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poderinfluenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.

Exemplos: empresas estatais (petróleo).

Quais os respectivos impactos para o consumidor no caso de monopólio e oligopólio.

No Monopólio há uma limitação da oferta e variedade de produtos e/ou serviços, bem como uma definição do preço livremente,...
tracking img