Atps didatica anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO






Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.TAUBATÉ
Abril/2013



Projeto “Alimentação saudável começa na escola”


Público Alvo: Crianças em idade escolar do 1º ao 4º ano.


Justificativas/fundamentação teórica: Este projeto tem por finalidade abordar, discutir e implantar assuntos na área da saúde alimentar da criança em fase escolar à partir dos 2 anos de idade, ampliar os conhecimentose possibilidades dos educadores sobre o tema. Sempre que falamos em aplicação de algum projeto, atividade, sistema de ensino infantil (crianças em idade pré-escolar), ou ingressando na vida escolar, devemos observar que um ponto crucial é a família e sua influência nessa criança, que é muito maior que a influência do novo ambiente escolar, sendo assim devemos procurar entender, observar e levarem consideração, alguns aspectos importantes ao pensar ou colocar em prática algum projeto ou atividade.
Como podemos esperar um resultado positivo de nossas tentativas de propostas educativas nessa fase escolar?
Como se trata de uma fase nova, “inovar” talvez seja uma iniciativa positiva, de implantar novos projetos, atividades, e cuidar para que conhecendo a criança,seu meio social, sua família e ambiente, obtenhamos êxito em por em prática nosso projeto.


Objetivo específico: As crianças devem demonstrar interesse em mudar hábito alimentares e em realizar atividades relacionadas ao tema.


Objetivo Geral: Ensinar às crianças a importância de criarem o hábito de consumirem alimentos saudáveis e repassarem aos familiares aimportância do mesmo.


As crianças precisam conhecer a realidade da fome no País, a importância da saúde alimentar desde o começo da vida, cabe ao educador construir e preparar uma sociedade mais igualitária e preparar os alunos para usufruir de uma alimentação equilibrada, qualitativa e quantitativa adequada, incentivar bons hábitos alimentares, identificar preferências e possíveisproblemas alimentares dos alunos.
Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelo qual necessitamos de uma boa alimentação, reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde, identificar cores, texturas, diferentes sabores. No assunto abordado é fundamental a participação da família, que não haja conflitos de idéias e valores, enviando os materiais necessários pararealização das atividades e reforçando o conteúdo passado pela escola, a criança e a família devem ter consciência de que a alimentação saudável é fundamental para saúde mental, física e social, mostrar a nossa realidade em relação à obesidade infantil, doenças crônicas e hereditárias e sustentabilidade.
Ainda educar para higiene corporal, imprescindível e fundamental para a saúde, aoeducador cabe tornar extensivo à todos o conhecimento do próprio corpo, despertando interesse e estimulando a criação de uma sociedade mais saudável.


Cronograma/Desenvolvimento: 12 aulas práticas para familiarização das crianças com os alimentos realizadas em seis semanas, sendo duas aulas práticas por semana

1º Aula:
Assunto: Frutas
Cada aluno trazde casa uma fruta de sua preferência e com auxílio da educadora é feita uma salada de frutas para degustação.
Incentivar a contagem das frutas e identificar cores e sabores.


2ª Aula:
Assunto: Verduras
Cada aluno traz uma folha de verdura, por exemplo: alface, rúcula e couve, para serem mostradas na sala aos outros alunos e ficarem assim conhecendo...
tracking img