Atps desenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 3, questão b.
A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível einvisível.
Em desenho técnico existe a necessidade de utilizar tipos de linhas diferentes de acordo com o elemento a ser representado. Por exemplo, a aresta de contorno visível de uma peça deve serrepresentada de forma distinta de uma aresta invisível. A norma ISSO 128:1982 define dez tipos de linhas e respectivas espessuras designados pelas letras A a K. A utilização correta dos tipos delinhas facilita a interpretação dos desenhos e sua compreensão. Quando existe sobreposição de linhas num desenho, apenas uma delas pode ser representada, ficando a representação condicionada à verificaçãode regras. Exemplo:
1) Arestas e linhas de contorno visíveis (Tipo A)
2) Arestas e linhas de contorno invisíveis (Tipo E ou F)
Em muitas situações, ocorrem cruzamentos de linhas visíveis cominvisíveis ou com linhas de eixo. Nestas situações, a representação pode ser tornada clara utilizando-se algumas convenções que, embora não normalizadas, podem ser bastante úteis, em particular paraa realização e compreensão de esboços. Algumas dessas convenções estão normalizadas pela ISSO 128-20:1996, mas os programas de CAD normalmente não as utilizam. As convenções para a interseção delinhas são apresentadas conforme segue: Quando uma aresta invisível termina perpendicularmente ou angularmente em relação a uma aresta visível, toca a aresta visível; Se existir uma aresta visível noprolongamento de uma aresta invisível, então a aresta invisível não toca a aresta visível.; Quando duas ou mais arestas invisíveis terminam num ponto, devem tocar-se; Quando uma aresta invisível cruzaoutra aresta (visível ou invisível), não deve toca-la; quando duas linhas de eixo se interceptam, devem tocar-se. Estas convenções são válidas qualquer que seja a geometria da linha (reta ou curva)....
tracking img