Como desenvolver a leitura apostila de teste de leitura ens.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO DESENVOLVER A LEITURA DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ficha de Leitura: Recurso auxilia aluno a explorar; compreender a explorar textos.


O homem, por meio da palavra, da compreensão e da interpretação do que lê, vê, sente, observa, é capaz de mudar a si mesmo, dar maior extensão a sua consciência, discernir e reconhecer que não existe um mundo pronto e acabado, masque, ao seu redor, está um outro mundo continuamente criado e recriado por ele. Por meio da leitura – de mundo e de materiais escritos – é possível refletirmos sobre a nossa realidade e começarmos a exercer algum controle sobre o nosso futuro.
A questão da leitura nos remete, novamente, a Paulo Freire: a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura destaimplica a continuidade da leitura daquele.
Voltamos nossa atenção à leitura, especialmente a que desejamos que nossos alunos realizem, em sala de aula ou fora dela: atenta, responsável, crítica e com objetivos bem definidos. Mas, atenção: leitura de livro ou de texto ou da escrita de um diálogo ou ouvir uma palestra (que também é leitura) não significa ruptura da leitura tãoimportante como a de mundo, que corre por meio das nossas percepções, de processos e operações mentais (atenção, observação, memória entre outros), essencial para o crescimento do indivíduo como ser que reflete, participa, transforma.
Nossas crianças, então, precisam aprender a ler e a gostar de ler e de fazer todos os tipos de leitura: de sinais, de símbolos, de letras, de números, deimagens, de cores e gestos, de tudo com o que vive, vêem, escutam, tocam, sentem.

POR QUE LER?


A leitura não pode nem deve ser considerado um fim da educação: leitor é um simples e passivo receptor de mensagens nas mais diferentes formas de linguagens. Podemos considerar a leitura como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas, não importando o tipo delinguagem apresentada.
Ler significa dar sentido a nossa circunstância, ao mundo, a nós mesmos e ao outro. Nesse caso, a função do professor, além do ensinar a ler (alfabetizar), é a de criar condições para que o aluno realize a sua própria aprendizagem, de acordo com os seus interesses, necessidades, dificuldades, fantasias, dúvidas e exigências do seu entorno, dialogando com ele sobreo sentido que ele dá a um texto, a uma paisagem, a um monumento, aos sons, às imagens, às idéias, às situações, sejam reais ou imaginárias.
Todas as oportunidades que oferecemos para que nossos alunos leiam revestem-se de máxima amplitude e importância e verdadeiramente devem constituir-se num trabalho planejado com todo cuidado, com vistas a satisfazer os diferentes níveis daturma nas classes multisseriadas ou mesmo em qualquer classe.

PAPEL DO PROFESSOR


Ensinar a ler, como já dissemos, não significa nem dar lições de leitura nem alfabetizar.
Incentivar nosso aluno à leitura e prepará-lo para fazer leitura e gostar de ler pressupõe duplo enfoque: do aluno e do professor.
Em relação ao aluno, é preciso oferecer-lhe condições paraque apresente um estado geral de desenvolvimento mental, conceitual, perceptivo e lingüístico que lhe permita ler, entender e interpretar o que leu.
Em relação ao professor, são necessários domínio do assunto, lucidez e criatividade no preparo de atividades ou experiências devidamente planejadas e adequadas ao nível das crianças, para que elas possam enfrentar as diversas tarefas queessa aprendizagem demanda.

ATITUDES DO PROFESSOR


Que atitudes o professor deveria tomar para desencadear um conjunto ou um programa de leitura junto aos alunos?
Existem alguns procedimentos simples que podem transformar uma sala de aula num verdadeiro laboratório de leitura ativa de textos, livros, gibis e outros que mereçam consideração especial....
tracking img