Atps de transferencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Prática Supervisionada de Transferencia de Calor



Professor Wesley




GILCIMAR AUGUSTO MARQUES DA SILVA
RA: 1061115906
gil.augusto@aedu.com.br


EVANDRO LUIZ BOMFIM
RA: 1061113133
evandrobonfastz@hotmail.com



LAZÁRO AUGUSTO DOS SANTOS
RA: 1065113135
lazaro @servamil.com.br


























ATPs TRANSFERENCIA DE CALORetapaS 1, 2, 3 e 4.


ResuMO

Aula-tema: Transferencia de calor.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR, Isolantes Térmicos, Radiação Térmica, Condução e convecção unidimensional em regime estacionário, Efeito combinado de condução e convecção





.



etapa 1


Passo 1

Pesquisar em bibliotecas sites, livros, artigos acadêmicos sobre os conceitos e mecanismo de“Transferência de calor e as propriedades térmicas da matéria (isolantes)”.

Passo 2

Discutir com o grupo a pesquisa realizada e elaborar dois resumo, um sobre os mecanismo de transferência de calor, contento no mínimo:
• Definição dos mecanismos de transferência de calor – exemplos, figuras ilustrativas, equações para o calculo do calor transmitido.
• Definição sobreisolantes térmicos – tipos, aplicações, vantagens, e desvantagens.




Resposta:
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR


A transferência de calor pode ser definida como a transferência de energia de uma região para outra como resultado de uma diferença de temperatura entre elas.
É necessário o entendimento dos mecanismos físicos que permitem a transferência de calor demodo a poder quantificar a quantidade de energia transferida na unidade de tempo (taxa).


Os mecanismos são:
[pic]


Condução
dependem somente de um T
Radiação


Convecção depende de um T e transporte de massa


CONDUÇÃO


A condução pode se definidacomo o processo pelo qual a energia é transferida de uma região de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio (sólido, líquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato direto. Este mecanismo pode ser visualizado como a transferência de energia de partículas mais energéticas para partículas menos energéticas de uma substância devido a interações entre elas.O mecanismo da condução pode ser mais facilmente entendido considerando, como exemplo, um gás submetido a uma diferença de temperatura. A figura 2.1 mostra um gás entre duas placas a diferentes temperaturas :
[pic]


1. O gás ocupa o espaço entre 2 superfícies (1) e (2) mantidas a diferentes temperaturas de modo que T1 > T2 (o gás não tem movimento macroscópico);
2. Como altastemperaturas estão associadas com energias moleculares mais elevadas, as moléculas próximas à superfície são mais energéticas (movimentam-se mais rápido);
3. O plano hipotético X é constantemente atravessado por moléculas de cima e de baixo. Entretanto, as moléculas de cima estão associadas com mais energia que as de baixo.


Portanto existe uma transferência líquida de energia de (1)para (2) por condução


Para os líquidos o processo é basicamente o mesmo, embora as moléculas estejam menos espaçadas e as interações sejam mais fortes e mais freqüentes. Para os sólidos existem basicamente dois processos ( ambos bastante complexos ) :


sólido mau condutor de calor : ondas de vibração da estrutura cristalina
sólido bom condutor de calor: movimento doseletrons livres e vibração da estrutura cristalina.
A equação fundamental para descrever este fenômeno é:



[pic]


CONVECÇÃO


A convecção pode ser definida como o processo pelo qual energia é transferida das porções quentes para as porções frias de um fluido através da ação combinada de : condução de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura.
O...
tracking img