Atps de parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS











ATPS DE

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA











Anápolis,

01 de Outubro de 2012



INTRODUÇÃO



➢ Nesse trabalho iremos falar sobre os Parasitos Humanos PROTOZOÁRIOS, HELMINTOS E ARTRÓPODES. Os protozoários são animais invertebrados, unicelulares (compostos por apenas uma célula) e eucariontes.

Vamos falarcomo e sua Alimentação, respiração, reprodução, excreção e locomoção. Os principais tipos de infecção de protozoários no homem, Giárdia, Amebíase, Amebíase extra-intestinal, Malaria, Toxoplasma Gongü.

➢ Já os artrópodes iremos ver que há diversas espécies e se adapta muito bem em diversos ambientes. Vamos falar o que e artrópodes a sua classificação, a sua Transmissão, Infestação, Reservatório,Hospedeiro susceptível, Vetor.
➢ A presença dos helmintos está associada quase sempre ao baixo desenvolvimento econômico, carência de saneamento básico e falta de higiene isso em vários lugares do mundo. Vamos falar sobre a Teníase o seu ciclo, Cisticercose, Ascaris lumbricoides contaminação.









Protozoários



No latim Protozoa. São organismos protistas eucariotas, semovimentam de pseudópodes (pés falsos), flagelos ou cílios. Realizam todas as funções mantenedoras da vida: Alimentação, respiração, reprodução, excreção e locomoção.

Algumas espécies possuem fases bem definidas, como:

• Trofozóito: forma em que o protozoário se reproduz por diferentes processos.

• Cisto e Ooscito: forma de resistência (parede cística), os cistos podem ser encontradosem tecidos ou fezes dos hospedeiros provenientes de reprodução sexuada.

• Gameta: É a forma sexuada que aparece em espécies do filo apicomplexa.

Dezenas de espécies de protozoa infecta homem as mais conhecidas são:

• Trypanosoma Cruzi: é um protozoário agente etiológico da doença de chagas presentes em fezes de um barbeiro. O barbeiro se infecta com o parasita ao se alimentar desangue do homem ou de outros animais contaminados.

A Contaminação do homem pelo Trypanosoma crizi pode ocorrer através do contato direto com as fezes infectadas.

Durante ou logo após o repasta sanguíneo, penetram pelo local da picada e interagem com a célula SMF da pele ou mucosas..

Ocorrendo assim transformação dos tripamastigotas em amastigotas que se multiplicam pordivisão primaria estes tripomastigotas caem na corrente circulatória atingindo outras células de qualquer tecido ou órgão.

Os sintomas da doença de chagas são; Febre prolongada, fraqueza, edema localizada de face de membros, e me casos mais graves podem ocorrer problemas cardíacos, aumento do baço e fígado, poliademia, hepatomegalia e também as vezes pertubaçoes neurológicas.

Osbarbeiros são insetos que vivem em areas de mata, frestas, buracos nas paredes, etc.

A profilaxia da doença de chagas deve ser feita por vários métodos: Melhoria na habitação, higiene e limpeza da msm, lavando bem as mãos e também os alimentos, combate biológico identificação e seleção dos doadores de sangue ou esterilização do sangue.

Muitos estudos têm sido conduzidos na procura demedidas para promover a cura. Mas existe o tratamento com drogas com condições experimentais para diminuição da infecção da doença.




• Giárdia: Incluir flagelos parasitos do intestino delgado de mamíferos, aves, repteis e anfíbios tem sido possivelmente o primeiro protozoário intestinal humano a ser conhecido. A giárdia uma das causas mais comuns de diarreia entre crianças, emconsequência da infecção apresentam problemas de má nutrição e retardado no desenvolvimento.

Este protozoário é flagelado, a Gardia apresenta duas formas evolutivas: O Triofozoito e o cisto.

A via normal de infecção do homem e a ingestão de cisto transmitido por um dos seguintes mecanismos:

1. Ingestão de água. Superficiais sem tratamentos ou deficientemente tratadas;

2....
tracking img