Atps de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância


ATPS – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Segundo o texto “A Natureza da Filosofia e seu Ensino”, do filósofo Desiderio Murcho.
A Filosofia é uma condição necessária para uma compreensão fecunda do seu ensino. É considerada uma disciplina especulativa por lidar com problemas que ninguém sabe resolver.Não é uma disciplina empírica, como a história ou a física e sim a priori que se faz pelo pensamento apenas. Ela é uma questão de apreciar e aplaudir as ideias dos filósofos, mas não de discutir.
O termo teoria surge mais claramente neutro; uma teoria é uma ideia razoavelmente, sofisticada articulada que alguém defende. Assim podemos dizer precisamente que os problemas da filosofia são de caráterconceptual.
O aspecto central da atividade filosófica é a argumentação, e sabemos que são argumentos que sustentam as teorias. Porém sem argumentos não há teoria. Mas, contudo não basta que o estudante domine os instrumentos críticos da filosofia, é preciso ter informação teórica relevante.
Então aprender Filosofia é filosofar com senso crítico, discutir ideias e argumentá-las. Mas existem claro,algumas barreiras, ou obstáculos, no ensino da Filosofia.
Uma pessoa, por exemplo, vive em uma cultura autoritária terá dificuldade em questionar grandes filósofos do passado. Em vez de ler e filosofar (discutir) o assunto fará uma leitura na qual não se investiga: se são plausíveis ou se os argumentos são coagentes.
Um dos outros problemas da Filosofia é a escolha do conteúdo a lecionar,estética, ética, teoria do conhecimento e etc.
A Filosofia da educação é a reflexão sobre a educação e a pedagogia. Investiga o ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se compõem a outros, já decadentes, e os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados.
Portanto, cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo quepromova a passagem de uma educação assistemática para educação sistematizada. Examina a concepção de humanidade que orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata.
A Filosofia na disciplina escolar tem como objetivo, que o aluno compreenda as ideias dos filósofos do passado, podendo reinterpretar os seus escritos de acordo com o desenvolvimento e de sua realidade,tentando resolver as questões do ”SABER”.
Podemos, dizer então que a filosofia é a interpretação da realidade, a par de suas realidades, e que vai tomar a educação, por exemplo, como um aspecto da realidade, e vai então trabalhar a educação no sentido de estudá-la criticamente.
Porém, a filosofia apresenta um caráter aberto, mas isso em nada diminui o seu valor cognitivo ou social, sua seriedadeacadêmica ou escolar, ou até mesmo sua importância existencial.
A filosofia enfrenta problemas no seu currículo escolar porque é natural pensar que uma disciplina tem que apresentar métodos garantidos e resultados seguros, caso contrario não vale a pena estudar essa disciplina. É comum identificar a solides de uma determinada área acadêmica de estudo através da quantidade de resultados substanciaisque essa área produz: chamamos isso “cientismo”.
Há muita dificuldade em implantar a filosofia no currículo escolar, porque do ponto de vista do cientismo esse caráter a priori da filosofia a desqualifica quanto uma disciplina acadêmica séria; para o cientismo qualquer outro método de investigação da realidade do conhecimento teria de ser empírico. Outra dificuldade é que em filosofia não hámétodos de provas formais, o que dificulta a sua avaliação, pode-se e deve usar a lógica mais isso não determina o que é ou não um problema filosófico. E ainda temos outro problema que é o lugar-comum opinativo; que são as respostas do aluno por falta de instrumentos filosóficos, sendo assim respostas de senso comum; e se não lhe é dado instrumentos para responder filosoficamente não se pode exigir...
tracking img