Atps de etatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS

ESTATÍSTICA

[pic]

Professor:

Engenharia de Produção Mecânica Turma: A

ETAPA Nº. 1

PASSO 1

Nome: :

Nome: :

Nome:

PASSO 2

ESTATÍSTICA

Histórico: Considerada como sendo o ramo da matemática aplicada, a estatística lida com os dados numéricos relativos a fenômenos sociais ou naturais, com o objetivo de medir ou estimar a extensão dessesfenômenos e verificar suas inter – relações.

A palavra estatística é usada em dois sentidos: estatística e estatísticas, quando está sob a forma de plural, refere – se a dados numéricos, mesmo aquele obtido por uma simples contagem. Quando dizemos, por exemplo, que temos muitas estatísticas sobre a cidade de Aracaju, significa que temos, em forma de números, várias informações sobre acidade. Quando empregada no singular, estatística significa o conjunto de processos usados na condensação e análise de dados numéricos.

A origem etimológica de Estatística vem do vocábulo latino “Status” e do seu desenvolvimento que germinou há mais de 40 séculos entre os povos orientais, mais especificamente na China de Confúcio, em cujo livro sagrado “CHOUKING” se fizeram constar os dadosestatísticos do grande império de outrora.

Desde as administrações antigas, a estatística sempre se faz presente a favor do estado, a ponto de herdar o nome do vocábulo “Status”, que quer dizer “Estado”, servindo de apoio, pelo seu aspecto quantitativo, para uma administração consciente, quer fosse em estado de paz quer de guerra, em cujos campos ela prestava o seu trabalho, emconsonância com a imagem fria, mas verdadeira dos números que sempre lhe coube analisar, no campo dos fenômenos coletivos, econômicos sociais ou científicos, geralmente com a finalidade de controle fiscal ou de segurança nacional.

Conceitos: Na Criptologia, assim como em outras ciências, são realizados estudos experimentais ou observacionais que resultam numa coleção de dados numéricos. Opropósito da investigação é responder uma questão científica onde o padrão de variação nos dados faz com que a resposta não seja óbvia. É aí que entra a estatística: padroniza os métodos para coleta e descrição dos dados e permite estabelecer evidências pró ou contra as questões que estejam sendo analisadas.
Mas, para começar a aplicar métodos estatísticos, é preciso conhecer algunsconceitos básicos.

Tipos de Dados: Os dados podem ser classificados em dois grandes grupos: os dados qualitativos ou categóricos e os dados quantitativos ou numéricos. Os dados qualitativos, como diz o nome, referem-se a qualidades do objeto estudado (por exemplo, frequente ou raro). Os dados quantitativos podem ser discretos ou contínuos. Os dados quantitativos discretos são contagens ou númerosinteiros e os dados quantitativos contínuos representam valores numa escala contínua (por exemplo, altura, peso, volume, etc).
Resumo Numérico: Para resumir numericamente dados qualitativos (por exemplo, se as letras forem classificadas em "mais frequentes", de "frequência média" e "raras"), pode-se usar a moda. A moda é dada pela categoria que possui o maior percentual de dados. NoPortuguês, a categoria da letra A é a moda porque é a letra mais frequente neste idioma (A = 14.63%, E = 12.57% e O = 10.73%). O gráfico de barras e o gráfico de setores (também conhecido como pizza) são os mais utilizados para representar o resumo numérico de dados qualitativos.
Para resumir numericamente dados quantitativos é preciso escolher medidas de locação ("qual é o tamanho dos númerosenvolvidos?") e de dispersão ("quanta variação existe?") adequadas.
Variação Amostral: Quando se coleta dados, estes devem ser classificados em categorias e contados. Se a população (coleção de unidades individuais) pesquisada for muito grande, podemos retirar uma amostra de dados, analisá-la e, eventualmente, tirar conclusões acerca da população usando a informação da amostra (este...
tracking img