Atps de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais

Atividade Avaliativa – ATPS

Contabilidade Básica
Prof. EAD Milton Gonçalves
Tutora a distância Priscila Munari
Tutor Presencial Juliana Regina

Jaques Douglas Alves Coelho – 5544137641

Hélcio Pinho – 5544126607
Ronaldo Nascimento – 5561130116

Jefferson deOliveira Vilela RA 1299171437

Marcos Trajano Mariano RA 4306783763

Taboão da Serra 2013

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS



Atividade Avaliativa: ATPS
Apresentado ao Curso Superior
Tecnologia em Processos Gerenciais da
Universidade Anhanguera UNIDERP,
Como requisito para a avaliação da
Disciplina Contabilidade Básica
para aobtenção e Atribuição
de nota da Atividade Avaliativa.

Taboão da Serra
2013

Conteúdo

Introdução 4
O que é Contabilidade? 5
Quais os objetivos da Contabilidade? 5
Conceito Contábil de Patrimônio 6
Balanço Patrimonial 9
Relatório Final 10
DRE - Demonstração do Resultado do Exercício 11
Conclusão 12
Bibliografia 13

IntroduçãoContabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.
Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e nãosistematizada.
O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria deLeonardo Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre osramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias dehoje.
PERÍODO ANTIGO
A Contabilidade empírica, praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizandogravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adaptado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.
As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os seusprimeiros desenhos e gravações.
O que é Contabilidade?

A contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico administrativas, seu objetivo principal e controlar o patrimônio das entidades em decorrência de suas variações, para compreender o conceito de contabilidade é preciso saber o que é patrimônio e o que é entidades. Abaixo outros conceitos.

a)...
tracking img