Canteiro de obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 LOGÍSTICA DE CANTEIRO

A construção civil deve ter como objetivos a agilização das atividades construtivas, o gerenciamento eficiente de materiais, o aumento do nível de serviço e da produtividade para atingir uma melhoria contínua no gerenciamento dos canteiros de obras e no seu processo construtivo. O estudo das operações logísticas poderá apontar para o aumento das despesas em certassituações, em contrapartida, haverá redução de custos em outros setores do empreendimento, de forma que o produto final possa garantir a satisfação total dos clientes.
Um canteiro de obras mal planejado ou sem infra-estrutura adequada gera problemas tais como a falta de espaços físicos, levando a uma excessiva movimentação de materiais, equipamentos e pessoas, provocando perda de tempo e desnecessáriasperdas de suprimentos, mal planejamento de estoques, quebras, e deterioração de materiais por armazenagem imprópria e inadequada..

2.1- INSTALAÇÕES NO CANTEIRO DE OBRAS

2.1.1- Área de vivência

A área de vivência do canteiro de obra deve seguir as exigências da NR 18, que deve dispor de:
Instalações sanitárias, vestiário, alojamento, refeitório, cozinha, lavanderia, área de lazer.

2.1.2-Almoxarifado da Obra

O almoxarifado de uma obra deve ser bem dividido com a finalidade de promover organização e armazenagem segura dos materiais utilizados . Pode ser dividido em seções como: geral, material elétrico, material hidráulico, de esquadrias de madeira (ferragens e ferramentas), de pintura.
Para a seção geral ela subdivide-se em: material de segurança de trabalho, material de uso geral(cal, cimento), ferramentas de uso geral, e material administrativo.
O local de armazenagem deve seguir quesitos relevantes quanto a altura máxima permitida, armazenagem com afastamento das paredes, indicação de produto liberado e não liberado.

2.1.3 - Dispositivos de Segurança

2.1.3.1 - Sinalização

A sinalização nos ambientes de trabalho alerta trabalhadores e visitantes sobre os riscosexistentes e a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção. Esta sinalização tem por objetivo chamar a atenção, de forma rápida e inteligível, para objetos ou situações que comportem riscos ou possam estar na origem de perigos.

2.1.3.2 - Equipamento de Proteção Individual (EPI)

É todo equipamento de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Exemplos:cinto de segurança, capacete, botas, etc.

2.1.3.3 - Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)

É todo equipamento de proteção coletiva como exemplos: sistemas de barreira com rede, proteção de aberturas no piso por cercados, barreiras com cancelas, dispositivos de proteção para limitação de quedas, sistema guarda-corpo/rodapé, dispositivos protetores de plano horizontal entre outro.
É de inteiraresponsabilidade da construtora fornecer os equipamentos necessários para os empregados a fim de evitar os riscos de acidentes e/ou doenças profissionais do trabalho.

3 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Com relação à reciclagem na construção civil, o Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama), no uso das competências que lhe foram conferidas pela Lei n. 6.938/81, regulamentada pelo decreto n. 99.274 epela edição da Resolução n. 307, estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, visando minimizar os impactos ambientais, através da reciclagem destes resíduos, quando viável.

3.1- CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

* Classe A- componentes cerâmicos, argamassas e concreto
* Classe B- papel, plástico, vidro, madeiras, gesso
*Classe C- são resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias para reutilização.
* Classe D- tinta, solvente, amianto, asfaltos.

3.2- FORMAS DE ARMAZENAMENTO

As formas de armazenamento dos resíduos em obras geralmente utiliza-se bombonas, caçambas e baias.

3.3- RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

4 MOVIMENTO DE TERRA

Pode definir-se movimentação de terras como o conjunto de...
tracking img