Atps De Berta Etapa 1 Passo 1 E 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O grande avanço das indústrias aconteceu após a revolução industrial, consequentemente a necessidade também de um número maior de mão de obra. Com a industrialização e com a forma de gerenciamento que ocorreu no início dessa era industrial, não havia a necessidade de mão de obra com muita especialização, porém ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia, o aumento de concorrência e aglobalização, surge uma necessidade bem maior de mão de obra especializada. Com toda essa evolução a necessidade de um recrutamento bem realizado otimizando recursos e promovendo pessoas ideais para cargos em organizações trazem benefícios às empresas de todos os portes.

O processo de Recrutamento e Seleção é um instrumento eficaz dentro da organização, pois ela garante os seus objetivos nasociedade. Vivemos em uma época, onde as pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo e interativo processo para atrair uns aos outros, da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações formando opiniões a respeito delas. Para obter o sucesso desejado, as organizações precisam de pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa. Hoje em dia, com a globalização, asempresa sentem-se pressionadas a mudar esses processos por meio de profissionais da área. Entende-se, então, que o Recrutamento é uma forma de localizar candidatos qualificados e com potencial para vaga em aberto na empresa, o principal desafio é agregar valor à organização. Para se ter um recrutamento eficaz, devemos atrair bastantes candidatos para o processo. Em função disso, o recrutamento é umprocesso de extrema importância na face inicial para o preenchimento da vaga e é formado por um conjunto de procedimento com finalidade de atrair candidatos potencialmente qualificados para o cargo dentro da organização. O recrutamento é considerado interno quando a organização utiliza seus próprios recursos, ou seja, ela não busca recorrer ao mercado externo e, sim nos seus próprios recursoshumanos.

INTRODUÇÃO


Diversos são os conceitos de recrutamento trazidos pela doutrina. Dentre eles, destacam agora o ponto de vista de Benedito Rodrigo Pontes. Recrutamento é a atração de mão de obra, captação de recurso humano interno e externo á organização objetivando municiar a seleção de pessoal, também fala que durante a ocorrência do processo de recrutamento, evidenciam-se algumas fases, quedevem ser identificadas corretamente, pois baseadas nelas é que são tomadas decisões referentes ás contratações, bem como apontadas as reais deficiências de mão de obra no momento. Só mediante a identificação da real necessidade da empresa e a análise das opções ás quais se podem recorrer, é que se torna viável definir através de que meios e técnicas será executado este recrutamento, pois se estasfases iniciais não forem devidamente cumpridas, é possível que haja distorções no processo, e a necessidade da empresa não seja solucionada em um primeiro momento. O processo de recrutar, ou seja, identificar e encontrar talentos são definitivamente uma atividade muito complexa, pois são realizados procedimentos que visam os interesses das empresas e valorizam o processo com um feedbackdirecionado ao candidato seno a nova prática de muitas empresas que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e aquele que será o seu maior investimento.
O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa. Assim o recrutamento torna-se uma das principaisferramentas em que o gestor consegue verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa e consequentemente consegue sucesso à empresa bem como economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com as pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização. O recrutamento também pode ser definido...
tracking img