Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade Anhanguera- Unidade São José dos Campos
Curso de Serviço Social – EAD








ATPS – Filosofia Aplicada ao Serviço Social






Agda Siqueira da Silva RA 5569141211
Ana Barbara J. de S. F. da Cruz RA 1299186610
Denise Fernandes FerreiraRA 4932933642
Ivani Conceição Barbosa RA 5720149703
Jefferson Neves da Silva RA 3319528929
Vanessa Faria Souza RA 5560122165



Professora responsável: Prof.ª Dr. Potiguara Acácio Pereira

2º Semestre









São Josédos Campos

2012









Etapa 1

Passo um: Questionário

A. O que é o mundo e a realidade?
Segundo Newton o mundo é como o vemos, e existe independentemente da nossa própria existência. Realmente o mundo é como cada um vê alguns conseguem somente o lado bom:dinheiro, comida, diversão e etc... já a realidade temos como definição tudo o que existe de fato, como por exemplo arealidade do mundo em que vivemos é enquanto alguns tem pra jogar fora outro não tem exatamente nada.

B. O que é ser humano?
É um ser pensante e misterioso, que pensa ser racional, mas as vezes tem atitudes irracionais ferindo e matando apenas por prazer ou status. O ser humano também é um ser que pode amar e odiar com a mesma intensidade, também é uma raça imprevisível capaz de arriscar sua vidapor outra sem ao menos o conhecer.

C. O que é viver em sociedade?
Viver em sociedade é respeitar um ao outro, pois o ser humano não foi feito para viver isoladamente somos um interdependente do outro para que possamos realizar nossos sonhos e projetos.

D. Qual a grande finalidade da vida social?
Ter uma vida social é essencial para crescermos como pessoa, onde cada indivíduo depende dooutro. Sem socialização a vida não terá finalidade alguma vivendo em um vazio eterno. Para Lacam a vida social também tem a função de dizer para si quem você é. Desde que nascemos é o outro que diz quem é você, qual seu nome, o que vai vestir. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa referências sociais.

E. O que é conhecimento e para queele serve na vida dos seres humanos?
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, exemplo. Para podermos nos inserir no mercado de trabalho precisamos ter conhecimento sobre a área que queremos nos inserir.

F. O que é ser cidadão?
Cidadão é o sujeito que faz parte de uma sociedade respeitando o próximo, cumprindo com seus deveres de cidadania com a pátria, e seusdireitos políticos.

G. Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.
Sim, quando se tem qualidade de vida em muitos casos a cidadania flui naturalmente quando se tem condições ajudar é mais fácil, não podemos generalizar praticar a cidadania varia muito também de caráter.

H. As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Dê um exemplo.
Não,cidadão é um sujeito com caráter e que respeita o próximo independente de raça cor ou poder aquisitivo, hoje em dia temos vários exemplos de falta de caráter do ser humano. O racismo e a descriminação social, exemplo que vemos diariamente, quando um jovem negro vai em busca de um emprego, ele já descriminado por ser negro e depois pela classe social em que vive, sem generalizar, não é porque umapessoa que tem um status maior na sociedade, necessariamente essas pessoas são preconceituosas ou não tem caráter. A falta de caráter e o preconceito está presente em todas as classes sócias.

I. O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã?
Sim, em muitos casos, mas o ser cidadão vem muito do caráter do individuo.

J. O preconceito é amplo no meio social. Vocês...
tracking img