Willibaldo Schimidell Urgel De Almeida Lima Eug BookZZ

191056 palavras 765 páginas
....

Coordenadores:

WILLIBALDO SCHMIDELL

URGEL DE ALMEIDA LIMA

EUGENIO AQUARONE

WALTER BORZANI

BIOTECNOLOGIA

INDUSTRIAL,

VOLUME II

ENGENHARIA

BIOQUIMICA

~

EDITORA EDGARD ·BWCHER LTDA.

,

v

--_c::::====

...
Este conjunto de quatro volumes, reunidos sob 0 titulo amplo de BIOTEC­
NOLOGIA INDUSTRIAL,e 0 resultado do trabalho de urn grupo de profissionais com vistas a atualizacao da colecao BIOTECNOLOGIA, cuja publicacao foi iniciada em 1975 e terminada em 1983.
A experiencia acumulada e as muitas mudancas ocorridas nestes ultimos vinte anos, ao lado da indiscutivel e crescente importancia das aplicacoes da BIOTEC­
NOLOGIA em diversos setores de producao de bens e services, justificam plena­ mente - assim pensam os Coordenadores e 0 Editor desta nova Colecao - esta primeira atualizacao, principalmente pelo fato de se destinar ao ensino em cursos de graduacao.
Nosso primeiro objetivo, nesta Apresentacao, e tomar conhecimento do que, hoje, se entende por BIOTECNOLOGIA, e do que vern a ser BIOTECNOLOGIA
INDUSTRIAL.
A demarcacao nitida do campo de atuacao de qualquer ramo do conhecimento e sempre tarefa muito dificil, para nao dizer impossivel.
Tanto isto e verdade que, com certa frequencia, tratados relativos a urn dado setor do conhecimento atacam diretamente 0 exame de uma serie de temas sem ten tar esbocar, preliminarmente, urn quadro que, em largos traces, indique os objetivos e asaplicacoes do que vai ser estudado.
. Tal maneira de agir, principalmente em cursos de graduacao, nao nos parece aconselhavel. Julgamos importante, no inicio dosestudos, a apresentacao de urn panorama que de, aos alunos, uma ideia, ainda que nao bern definida, daqueles objetivos e aplicacoes.
Nao nos parece que seja imprescindivel transcrever, aqui, todas as propostas de "definicao" do que se deva entender porBiotecnologia. Algumas delas serao suficientes para que seja possivel alcancar nosso objetivo. lniciaremos com a proposta que 0 Prof. Antonio Paes de Carvalho, em

Relacionados