ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2004 palavras 9 páginas
ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAPÍTULO 1

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL é uma área do conhecimento que auxilia na prevenção, explicação e compreensão dos comportamentos nas organizações. O comportamento individual e dos grupos dentro das organizações constituem seu campo de estudo que investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Norbert Wiener foi o primeiro autor a desenvolver a idéia de como deveriam funcionar as organizações como sistema. A partir daí aprofundou seu interesse pela manipulação de informações relatando no seu livro sobre controle e comunicação no animal e na maquina além de detectar uma analogia entre maquinas, cérebro e o sistema nervoso do homem.
Para ele a cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas e seus subsistemas utilizem seu próprio output (tudo que produzimos, falamos e escrevemos) ou seu feedback (processo de fornecer a uma pessoa dados para atingir seus objetivos) e fazer seus ajustamentos necessários para que a organização funcione de maneira precisa.
Mas é Anthony Stafford Beer quem transforma a cibernética em instrumento prático da administração. Ele definiu a cibernética como a ciência da organização eficaz. Segundo o autor, muitos dos problemas empresariais repousam na incompreensão clara de como seus sistemas funcionam e a melhor maneira de entender como isso funciona é mapear como cada participante desta reage mediante uma situação problema, com isso, o autor acredita que quaisquer mudanças no sistema podem ser previstas de antemão e corrigidas.
Sistema aberto é onde se verifica troca de energia e de matéria com o meio ambiente envolvente interagindo com o mundo e o influenciando. As empresas devem possuir um sistema aberto com integridade, planejamento, normas, regras, envolvimento das

Relacionados