RESUMO O Pensamento Sociol Gico De Karl Marx Jos Roberto Cabrera

613 palavras 3 páginas
1

RESUMO
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX
José Roberto Cabrera

Economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Marx, cursou Filosofia, Direito e foi um dos seguidores das ideias de Hegel. Sendo expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo.
Seu envolvimento com radicais franceses e alemães fez com que levantasse a bandeira do comunismo atacando o sistema capitalista.
Para Marx a classe trabalhadora deveria unir-se para derrubar os capitalistas que era o maior responsável pelas crises sociais. Foi o criador da obra o Capital, livro que tem como a ECONOMIA como tema principal.

2

Para Marx, o acúmulo de capital, o excedente originado pelos trabalhadores acabava sempre nas mãos dos capitalistas, que ficava cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado.
Junto com Engels, escreveu também o livro
Manifesto Comunista, expressando grandes críticas ao capitalismo. Deixou muitos seguidores de seus ideais, exemplo foi que a União Soviética, utilizou as ideias marxistas para sustentar o comunismo.
Até hoje, as ideias marxistas influenciam muitos cientistas sociais, que admitem a ideia de que para se compreender uma sociedade, primeiramente, deve-se entender sua forma de produção. Marx acreditava que a burguesia explorava os operários.
Criou o Socialismo Utópico e apresentou reflexões mais plausíveis para a sociedade alcançar o modo de vida de uma sociedade comunista, seus métodos e pensamentos se tornaram uma corrente ideológica muito influente, sobretudo, no século XX.
O Socialismo Marxista almeja alcançar o comunismo. Para Karl Marx, a sociedade capitalista necessita passar por várias etapas, precisa desenver-se a ponto de permitir ao proletariado o

3

controle dos meios de produção em que uma sociedade socialista para o alcança o comunismo.
O pensamento de Karl teve influencias do alemão Hegel, e do alemão Friedrich Engels. O
Socialismo Marxista, (Marxismo) é um conjunto de ideias filosóficas,

Relacionados