Atps ciencias socias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas – Unidade 02 – 2ª série.










































Atividade Pratica Supervisionada – Ciências Socias


Profa. Ma. Cláudia Regina BenedettiCamila Cristine Lopes – RA: 5381972964


Cleonice da Silva Coutinho – RA: 5561132252


Eliethe Dalessandro C. Agostinho – RA: 5566142811


Eliane Jonas Machado - RA : 6318948030 













Campinas – SP
2012
Sumário


Cultura, Indivíduo e Sociedade_________________________________________ 03Cultura________________________________________________________03
Individuo e a sociedade___________________________________________ 03
Considerações__________________________________________________ 03
Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?______ 05
Divergências Sociais: Desigualdade Social_______________________________ 06
Diferença e Diversidade:Parejama_____________________________________ 07
Conclusão__________________________________________________________ 08
Referências Bibliográficas____________________________________09




















Cultura, Indivíduo e Sociedade
Cultura: é tudo que é socialmente aprendido e compartilhado pelos membros da sociedade, o conhecimento, crença, arte, moral, costume e outros hábitos adquiridos peloindivíduo e sociedade. Cultura é o conjunto maneiras de agir, pensar e se comportar.
É através da cultura que o homem adquirir conhecimentos necessários para a sua vida física e social.
Individuo e a sociedade
O convívio com outros indivíduos, grupos, comunidades, organizações permite que o indivíduo crie sua própria personalidade, com este novo convívio são formado ascaracterísticas de acordo com os padrões estabelecidos de geração a geração onde o individuo forma o seu caráter na qual forma-se um grupo onde ele se enquadra melhor, com base em suas afinidades e conceitos.
Este processo de socialização é de muita importância para determinar como um jovem irá se comportar dentro de uma sociedade, entendendo e interagindo com as normas e procedimentos que lhe éestabelecidos e esperados pela sociedade.
Considerações:
A obra de Peter Berger e Thomas Lukmann entende-se a sociedade como uma realidade objetiva e ao mesmo tempo subjetiva,segundo eles sociedade é uma produção humana e o homem é uma produção social. Os autores explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre ainteriorização da realidade.
A obra mostra a realidade no que constitui a realidade cotidiana do mundo,o mundo foi feito pelo homem e portanto pode ser refeito por eles,e não é o que acontece no mundo hoje,começando pela desigualdade social.
O individuo de um ponto de vista sociológico não é responsável pela sua condição social, ele é pobre porque existem diferentes grupos na sociedade.A Sociologia surgiu no século XIX, devido a grande necessidade de investigar os problemas relacionados fenômenos sociais e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social.
As Ciências Sociais é o estudo das interações humanas, criada primeiramente para combater as desigualdades sociais foi preciso primeiro compreender para depois investigar. A vida socialestá ligada diretamente na vida particular de cada individuo, gerando assim as desigualdades sociais em todo o sentido econômico político e social.
[pic]A desigualdade social tem se tornado um problema hoje, pois contribui para situações de constrangimento que cidadãos trabalhadores passam em sua vida cotidiana.
O poder público não consegue dar conta de todas as situações levando...
tracking img