Ficha de trabalho de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHA DE TRABALHO DE PORTUGUÊS 10º Ano novembro de 2012
Textos de apreciação crítica
Texto 1
Camané

Ao Vivo no Coliseu
EMI
51015 | Ao Vivo no Coliseu é uma prenda de consagração, uma flor na lapela de Camané, que celebra o primeiro disco de platina da sua carreira (Sempre de Mim) e a chegada ao 1º lugar do top nacional. Mesmo em tempos de vacas magras no que diz respeito aoconsumo de discos, este é um feito de inegável valor, que justamente celebra uma das maiores vozes da história da música portuguesa. No entanto, se formos olhar para o que acrescenta ele à carreira do fadista, a resposta é: muito pouco. Este é o seu terceiro registo ao vivo no espaço de cinco anos ( os outros dois são o duplo CD Como Sempre…Como Dantes e o DVD Ao Vivo no São Luiz) e aredundância é combatida com a aposta numa edição limitada em CD mais DVD ( o filme reproduz tal e qual o conteúdo do disco, e tanto o vídeo como o áudio podiam ser bem melhores). Gravado em maio do ano passado, aqui se incluem 13 dos 16 temas de Sempre de Mim, sete temas mais antigos e um único inédito na sua discografia: o clássico “Asas Fechadas”, de Alain Oulman, composto para Amália, e que Camanéaqui interpreta em diálogo com o contrabaixo de Carlos Bica. Camané canta maravilhosamente, como sempre, mas são poucos os momentos de absoluta exceção e é fácil perceber porquê: o concerto foi gravado menos de um mês depois do lançamento de Sempre de Mim, e o seu fado ganha muitíssimo com o passar do tempo. (Regra de ourro do fado: nunca gravar discos ao vivo enquanto o fadista aindaprecisar de uma estante para pôr as letras.) As melhores interpretações são as dos fados antigos. E para encontrar o grande Camané, aquele que nos arrepia o cocuruto, é preciso esperar pelo andamento do concerto. Ou então, pegue no comando, salte até à faixa 16, e escute o que ele faz com “Mote” e com tudo o que se segue. Fado é isso. E nada mais.João Miguel Tavares, Time Out, 22-28 de julho de 2009, nº 95 |

Compreensão e interpretação
1. Relê o início e o final do artigo e indica a função que desempenham.
2. Concentra-te no corpo do texto.
3.1. Em primeiro lugar, atenta na descrição objectiva do produto. Verifica a existência de informação relativa aos seguintestópicos: a) momento actual, artístico e profissional, do cantor; b) lugar que este disco / vídeo ocupa no percurso do fadista; c) existência de outros registos do mesmo tipo; d) descrição do produto: data e local da gravação, temas gravados.
3.2. Em segundo lugar, considera os juízos de apreciação crítica. Encontra a opinião do crítico em relação aos seguintes tópicos: a) relevância deste objetona carreira do artista; b) oportunidade deste tipo de lançamento/ divulgação; c) qualidades do intérprete (prestação, voz); d) uma lista dos temas/ fados / canções melhor interpretados; e) conselho ao leitor / ouvinte.
3. Da lista que se segue, distingue os excertos apreciativos- A-, dos excertos depreciativos – D.
4.3. « é uma prenda de consagração»
4.4. « ]é] uma flor nalapela»
4.5. « é um feito de inegável valor, que justamente celebra»
4.6. « uma das maiores vozes da história da música portuguesa»
4.7. « No entanto, […] acrescenta […] muito pouco»
4.8. “ a redundância é combatida com a aposta numa edição limitada”
4.9. “vídeo e áudio podiam ser bem melhores”
4.10. “ um início inédito na sua discografia”4.11. “ Camané canta maravilhosamente, como sempre”
4.12. “ são poucos os momentos de absoluta exceção”

4. Faz o levantamento das passagens em que o crítico dá explicitamente a sua opinião, assim como os argumentos que apresenta.
Funcionamento da Língua

1. Sublinha as metáforas presentes no artigo.
2. Faz o levantamento dos adjetivos e dos advérbios...
tracking img