Atps adm etapa3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa visa o ciclo das teorias administrativas que serviu para que várias outras teorias surgissem com mais exatidão no mundo corporativo. Tudo começa com Taylor na teoria de tempos e movimentos onde buscava a melhor maneira de agilizar o trabalho, em seguida Fayol elaborou a estruturação da linha de produção onde visava a implementação de seguimentos a serem seguidos,sem deixar de lado o pensamento de Taylor no quesito tempos e movimentos dos funcionários. Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.
ETAPA 3
Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente
Através do conhecimento dasteorias anteriores, percebemos uma evolução gradativa dos conhecimentos teóricos formulados pelos diversos autores para a compreensão dos problemas organizacionais. Se na era industrial a Teoria da Administração Científica dava ênfase às tarefas na busca do melhor caminho para se atingir a eficiência desejada, nas teorias de sistemas a ênfase passa a ser no ambiente. A Teoria de Sistemas aborda asorganizações como sistemas abertos, em um dinâmico campo de forças, com incessante intercâmbio de matéria-prima, energia e informação em relação ao ambiente externo.
Teoria de Sistemas
Essa teoria surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas mas criar teorias e conceitos baseados na experiência.
SegundoBertalanffy o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas e decorrem de dois conceitos o de propósito ou objetivo e o de globalismo ou totalidade.
Bertalanffy defendia que os sistemas existiam dentro de outros subsistemas e que faziam parte de um sistema maior os supra-sistema, fazendo com que suas funções dependem de sua estrutura, pois cada sistema possui um objetivo queconstitui seu papel com outros sistemas do meio ambiente.
O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que se unem para alcançar um objetivo, pois juntos conseguem que o resultado alcançado final seja maior do que o resultado de maneira isolada, assim a teoria de sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional, mas abstrata para resolver problemas específicos daorganização e sua administração.
Teoria Matemática
A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.
A perspectiva do processo foca-se na escolha dentre as possíveis alternativas desolução daquela que produza melhor eficiência. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.
Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão
ATeoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa que focalizam a resolução de problemas de tomada de decisão.
Teoria da Tecnologia da informação
Tinha por objetivo medir e calcular a quantidade de informação com base nos resultados da física estatística, e estudava o meio entre o comportamento humano e as maquinas de comunicação.
A teoriaconsiste em seis componentes, fonte (pessoa, coisa ou equipamento que fornece as mensagens), transmissor (significa o processo ou equipamento que opera a mensagem), canal (significa o equipamento ou espaço entre o transmissor e o receptor), receptor (que é o processo ou equipamento que recebe a mensagem do canal), destino (é a pessoa, coisa ou processo a qual se destina a mensagem) e ruído...
tracking img