Atp contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade grande e complexa. Temos milhões de pessoas vivendo e interagindo muitas vezes no mesmo espaço, cada um com seus conhecimentos, experiências e visões. Este trabalho tem o intuito de demonstrar como o processo de socialização do homem inicia-se logo nos primeiros dias de vida de uma criança, pois a partir do nascimento ela começa a conviver com o outro, vaise interagindo, aprendendo o modo de vida dos integrantes desse grupo e conhecendo seus direitos e deveres perante a sociedade.
Veremos também que o trabalho é essencial para o ser humano, através dele o individuo consegue recursos necessários para sua sobrevivência, porém é muito importante, que todos tenham uma vida social, de lazer e cultural, sempre respeitando as diferenças humanas de cadaindividuo.
Por tanto neste trabalho evidenciaremos os conceitos e o modo como ocorre a vida e interação do individuo e seus impactos positivos e negativos na sociedade contemporânea através de estudos bibliográficos.

Cultura
Cultura se define como todo conhecimento, interação dos aspectos e prática social, processo de socialização e individualização, linguagem. O indivíduo será aquilo que asociedade espera dele. A cultura condiciona a visão de mundo do homem e se amplia por padrões desenvolvidos pela sociedade. Interfere no plano biológico dos indivíduos que participam diferentemente de sua cultura. Podemos definir cultura ainda como parte da vida cotidiana.
“A vida cotidiana apresenta-se como uma realidade interpretada pelos homens e subjetivamente dotada de sentido para eles namedida em que forma um mundo coerente (BERGER, LUCKMANN, 1985, p.35).”

Indivíduo e a Sociedade
A sociedade, que tem como produto principal o individuo e é construída, dia a dia, pelas práticas individuais e sociais, o que conduz a uma permanente redefinição e renegociação das regras, normas, significados e símbolos sociais. Podemos dizer que esse convívio em grupo é que racionaliza o homem.O processo de socialização do homem inicia logo nos primeiros dias de vida de uma criança, pois a partir do nascimento ela começa a conviver com o outro, vai se interagindo, aprendendo o modo de vida dos integrantes desse grupo. Esse processo acontece espontaneamente e vai desenvolvendo a capacidade desses indivíduos em fazer parte de uma determinada sociedade.
Como principais agentes dasocialização de um indivíduo, temos: a família, a escola os grupos de status, os meios de comunicação em massa e os grupos de referências. Esses agentes auxiliam no desenvolvimento da personalidade da sociedade em que o individuo será inserido.

Problemas da Realidade da Vida Cotidiana
O ser humano ainda esta se desenvolvendo para manter contatos com o meio ambiente. Mesmo antes do nascimento osujeito vai tendo contato com um ambiente na qual passará a pertencer. O ser humano se relaciona com o ambiente natural, de forma cultural e social especificas na quais já estão prontos antes mesmos dele chegar. Em contra partida o organismo humano, ainda que com limites fisiológicos, mostra-se uma plasticidade para as forças ambientais que atuam sobre eles. O homem tem sua natureza, mas ainda assim eleconstrói e produz.
Não a nada que não passe pela vida cotidiana, mesmo os fatos e nas coisas mais óbvias, pode indagar para encontrar a origem dos conflitos. Na vida cotidiana é que se ocultam e se naturalizam os conflitos. Como forma de não aceitar o pré-estabelecido Pichon propõe a crítica da vida cotidiana. Como proposta a desocultação e a desnaturalização seriam proposta deste espaço. Sairda familiaridade encobridora dessa cotidianidade.
Quantas vezes no dia-a-dia vamos aceitando aquilo que se apresenta como natural, realizamos ações repetidamente sem questionar o porquê ou para que? Muitas das vezes vemos e não enxergamos, ouvimos, mas não escutamos. Muitas vezes cumprimentamos ao outro automaticamente e o outro responde sem nem ver quem o está cumprimentando. Estamos quase...
tracking img