Atm e sua anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEUMA UNIVERSIDADE
COORDENADORIA GERAL DA ARÉA DA SAÚDE
COORDENADORIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA

FERNANDA DUAILIBE

SÃO LUIS
2012
CEUMA UNIVERSIDADE
COORDENADORIA GERAL DA ARÉA DA SAÚDE
COORDENADORIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA

FERNANDA DUAILIBE

Trabalho apresentado ao curso de Fisioterapia No CEUMA UNIVERSIDADE como parte dos requisitos para obtenção de nota do primeiro bimestre emCitologia e embriologia com a Professora Priscila Sabbadini.


SÃO LUÍS
2012

ANATOMIA DA ATM E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DIAGNÓSTICO DA DTM

Fernanda Duailibe *
Flávia Borges de Almeida*
Gisely Rodrigues Melo*
Ilana Raposo*
Shuanna Regina Braga Almeida*

RESUMO

A articulação temporomandiblubar (ATM) se distingue das demais articulações do corpo humano,principalmente por ser a única que articula bilateralmente. A articulação da mandíbula com o crânio é do tipo sinovial móvel composta. A ATM é um elemento que faz parte do sistema estomatognático formado por estruturas externas e internas, sendo este capaz de realizar movimentos complexos, como, postura, mastigação, fonação, deglutição entre outros. Qualquer comprometimento desta articulação poderá levar avários distúrbios no qual chamamos de disfunção temporomandibular (DTM). A DTM constitui como distúrbio funcional do sistema mastigatório com etiologia complexa e multifatorial. A cefaléia apresenta-se como seu principal sintoma. Os hábitos parafuncionais, hiperatividade muscular, estresse parecem estar associados a sua causa. O tratamento dessas disfunções se da por terapia oclusal,fisioterapêutica, psicológica e farmacológica. Este estudo tem como objetivo conhecer a anatomia da ATM bem como sua contribuição no diagnostico da DTM, promovendo aos leitores informações para um maior conhecimento da doença.
Palavras chaves: Anatomia da ATM. Diagnostico da DTM

1 INTRODUÇÃO

A articulação temporomandibular (ATM) é formada pela união do côndilo da mandíbula e a superfície côncava doosso temporal (BERMEJO).
A ATM é uma articulação bilateral e forma uma só unidade funcional: o movimento de um dos lados é sempre acompanhado do movimento do outro lado e cada uma das articulações é composta pela fossa articular do osso temporal, tubérculo articular, disco articular, processo condilar e cápsula articular (ROSEMBAWER).
O tubérculo articular é uma borda lisa e arredondada,localizado anterior à fossa mandibular que consiste em uma depressão no osso temporal, situado caudal ao processo zigomático. Na mandíbula, anterior ao processo condilar está localizado o processo coronoide e entre estes se observa a incisura mandibular (FEHRENBACH).
As faces articulares do osso temporal e do processo condilar são cobertas por cartilagem fibrosa e mais espessa na vertente anterior dacabeça da mandíbula e na vertente posterior da eminência articular por serem áreas que sofrem maior impacto durante a articulação (MADEIRA).
Entre o osso temporal e o côndilo da mandíbula, está localizado o disco articular fibrocartilaginoso. Em sua superfície rostral (supradiscal) é côncavo-convexo no sentido rostro-caudal e em sua superfície caudal (infradiscal) é côncava. Esta forma permite aadaptação à superfície dos ossos proporcionando movimentos normais (FEHRENBACH).
Em corte frontal o disco articular se apresenta sob forma de meia lua e sargitalmente é bicôncavo, trazendo equilíbrio a forma desigual da face articular, da fossa mandibular e do tubérculo articular. Na sua porção central é mais fino (1 a 2mm) e mais espesso na porção posterior (2 a 2,8mm) (LIVRO).
O disco não seprende ao osso temporal, porém no côndilo insere-se fortemente nos polos medial e lateral, podendo assim a mandíbula girar abaixo do disco articular sem que este se movimente, exceto nos movimentos de translação, onde o descompasso desses movimentos pode provocar ruídos articulares (MADEIRA)
O disco articular funde-se posteriormente com a zona bilaminar, um tecido composto de dois feixes, um...
tracking img