Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTODUÇÃO

Este trabalho aborda um tema muito importante que fala sobre Higiene e Segurança no Trabalho.

As regras de higiene e segurança no trabalho são muito importante para a sociedade prevenir-se dos acidentes que tem acontecido nos trabalhos. E para a melhor segurança dos trabalhadores.

Durante a revolução das industrias estas regras foram desenvolvidas devido a necessidade demelhorar a qualidade do trabalho.







































HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO



Difinições

A higiene e a segurança são duas actividades que estão intimamente relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa .

Segundoa O.M.S.-Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade ".

A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visandoeliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

Para alémdisso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da Segurança ; Estudo, avaliação e controlo dos riscos de operação Higiene ; Identificar e controlar as condições de trabalho que possam prejudicar a saúde do trabalhador Doença Profissional ; Doença em que otrabalho é determinante para o seu aparecimento.

















Acidentes De Trabalho

O que é acidente?. Se procurarmos num dicionário poderemos encontrar “Acontecimento imprevisto , casual , que resulta em ferimento , dano , estrago , prejuízo , avaria , ruína , etc ..” Os acidentes, em geral, são o resultado de uma combinação de factores, entre os quais se destacam asfalhas humanas e falhas materiais.Vale a pena lembrar que os acidentes não escolhem hora nem lugar.

Podem acontecer em casa, no ambiente de trabalho e nas inúmeras locomoções que fazemos de um lado para o outro, para cumprir nossas obrigações diárias. Quanto aos acidentes do trabalho o que se pode dizer é que grande parte deles ocorre porque os trabalhadores se encontram mal preparadospara enfrentar certos riscos.

O que é acidente de trabalho?

É acidente de trabalho o sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho.Considera-se também acidente de trabalho o ocorrido:

• No trajecto de ida e regresso do local de trabalho;

• Na execução de serviços espontaneamenteprestados e de que possa resultar proveito económico para a entidade empregadora;

• No local de trabalho, quando em frequência de curso de formação profissional, ou fora do local de trabalho, quando exista autorização expressa da entidade empregadora para tal frequência;

• Fora do local ou do tempo de trabalho, quando verificado na execução de serviços determinados pela entidadeempregadora ou por esta consentidos.

Quais são as causas habituais dos acidentes de trabalho?

Os acidentes de trabalho mais frequentes são as quedas e os soterramentos, sendo que as principais causas são:

• Não seguir as regras de segurança estabelecidas, não utilizar os dispositivos de segurança ou utilizá-los de forma desadequada.

• Podem também contribuir para o...
tracking img