Atletismo - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atletismo
Histórico

Não podemos dizer quando o atletismo foi criado, porque ele nasceu com o homem. Ou seja, o homem já, antes de fazer competições, precisava saber correr, saltar e arremessar coisas. A lei da sobrevivência. E ao melhorar, contornar, essas necessidades ele já fizera sua história.
Porém, as primeiras competições de atletismo a terem uma organização como grande projeto foi em776 a.C. Na vitória de Coroebus, vindo da cidade grega de Élis, ele ganhou a stadium, que consiste de uma corrida de aproximadamente 200 m. O primeiro campeão olímpico da história.
Na atualidade, o formato do atletismo é diferente, essa nova figura tem sua reformulação a meados do século XIX. Basicamente, engloba corridas de pista, de rua, de cross country, e de montanha; a marcha; os saltos e oslançamentos. Sua principal característica é de que ele faz o ser humano viver os seus movimentos básicos, por conta desse motivo, é apelidado de “esporte-base.”
De mesmo modo como nos Jogos da Grécia Antiga, o atletismo se mantém na posição de esporte mais assistido e admirado dos Jogos Olímpicos atuais.
A importância do esporte-base é sintetizada por uma frase que circula no meio olímpico:“Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.”

Regras do atletismo

Na Olimpíada são disputadas 24 provas diferentes de atletismo: 100 m, 110 m com barreiras (100 m para mulheres), 200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1.500 m, 5.000 m, 10.000 m, 3.000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto comvara, arremesso de peso, arremesso de martelo, arremesso de disco, arremesso de dardo, maratona, heptatlo, decatlo e marcha atlética.

Veja como funciona cada uma das modalidades:

100 metros rasos:
É a prova mais nobre do atletismo, que premia o vencedor como o homem e a mulher mais rápidos do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.

110 metroscom barreiras (100 m para mulheres)
Oito competidores têm de percorrer a distância previamente determinada pulando as dez barreiras que existem no percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

|

200 metros rasos:
Segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente umaao lado da outra. Isso evita que o competidor postado na parte interna da pista tenha vantagem sobre os adversários.

400 metros rasos
Corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.


400 metros com barreiras
Segue a mesma linha dos 110 m com barreiras (100 m para mulheres), mas as dez barreiras nesse caso são um pouco menores.Revezamento 4 x 100 metros
Uma equipe formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que ao fim de sua participação o competidor deve passar um bastão para o seu companheiro. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poderá ser desclassificada. Se o bastão cair, somente aquele que o derrubou poderá pegá-lo novamente.Revezamento 4 x 400 metros
Segue a mesma linha do revezamento 4 x100 m, mas a distância percorrida por cada atleta é quatro vezes maior.

800 metros
É uma prova de meia-distância, na qual os competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

1.500 metros
Outra prova de meia-distância. Segue a mesma linha dasoutras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.

5.000 metros
É conhecida como uma prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

10.000 metros
É a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio. Assim como em todas as outras provas de velocidade,...
tracking img