Os repteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Répteis
Os répteis abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído decertos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados a vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo sejam aquáticos. Eles são encontrados em todos os continentes, exceto naAntártica. A terra já abrigou formas gigantescas de répteis como dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e largatos.A PELE DOS RÉPTEIS: Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra adesidratação e representa uma adaptação a vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas(cobras), placas(jacarés e crocodilos), ou carapaça(tartarugas e jabutis).
TEMPERATURA CORPORAL:Os répteis são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO: Em sua maioria os répteis são animais carnívoros, algumasespécies são herbívoras e outras são onívoras. Eles possuem sistema digestório completo. O intestino grosso termina na cloaca.
REPRODUÇÃO: O sistema reprodutor dos répteis foi um importante fator deadaptação desses animais ao ambiente terrestre. Os répteis fazem a fecundação interna: o macho introduz os espermatozóides no corpo da fêmea.A maioria é ovípara, ou seja, a fêmea põe ovos, de onde saemos filhotes. Esses ovos têm casca rígida e consistente como couro. Os ovos se desenvolvem em ambiente de baixa umidade.A fecundação interna e os ovos com casca representam um marco na evolução dosvertebrados, pois impediram a morte dos gametas e embriões por desidratação.
SENTIDOS:Os répteis possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem, por exemplo, sentir o gosto e o cheiro das coisas....
tracking img