Ativos de renda fixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ativos de Renda Fixa




Introdução


Formas de captação de recursos pelos agentes econômicos (empresas ou governos):

Emissão de ações (não disponível para governos)
Tomada de empréstimos junto ao Sistema Financeiro
Tomada de empréstimos através da emissão de Bônus de Renda Fixa.

Detentores do bônus não possuem nenhum privilégio ao acesso à direção da empresa, como os acionistas.Ex: Títulos do Tesouro (LTN, LFT), debêntures, CDB’s, etc.


Definição


Um ativo de renda fixa é um ativo que dá direito a um fluxo de renda periódico, especificado por alguma regra.


Classificação


Prefixados: títulos cuja rentabilidade é conhecida no momento da aplicação (ex. LTN).
Pós-fixados: títulos cuja rentabilidade varia de acordo com a variação de um índice específico(Ex. LFT – título indexado à SELIC).


Tipos de Títulos e suas Características


O emissor do título e o comprador firmam um contrato especificando:

Maturidade: Data do vencimento do título.
Valor de face (“par value”): valor a ser pago pelo emissor do título na maturidade.
Taxa do Cupom: taxa de juros a ser paga sobre o valor de face do título.

Geralmente, a taxa do cupom é alta osuficiente para induzir o investidor a pagar um valor próximo ao valor de face para comprar o título. Por isso, geralmente, ela é aproximadamente igual à taxa de juros do mercado no momento da emissão do título. Mas isso não acontece nos títulos já padronizados (Ex: NTN-C → paga 6% de cupom semestral).

Títulos Zero-Cupom: são títulos que não pagam a taxa de cupom (o investidor recebe apenas seuvalor de face). Por isso, esses títulos são vendidos por um valor menor que seu valor de face.Ex: LTN, T-Bill.

Títulos de Empresas

Notas Promissórias ou “Commercial Papers” → prazo menor.
Debêntures → prazo maior → geralmente pagam um prêmio de risco em relação aos títulos do governo (maior risco de inadimplência). O mercado para esses títulos é restrito, sofrendo de risco de liquidez. Asdebêntures geralmente possuem as mesmas características dos títulos públicos, podendo, no entanto, ter características diferentes.
Callable Bonds → Call (opção de compra): direito do emissor de recomprar o título, antes da maturidade, por um preço determinado. Essa opção permite ao emissor se refinanciar a taxas mais baixas, dada a possibilidade de resgate dos títulos (se os juros estiverem maisbaixos, ele pode recomprar o título e emitir por uma taxa menor). Para compensar esse risco, esses títulos oferecem taxas mais altas (cupom mais alto e/ou preço menor ao ser vendido).
Convertible Bonds → Títulos convertíveis → permitem aos investidores trocar cada título por um número específico de ações da firma. Esta opção deve estar embutida no preço do título.
Puttable Bonds → Put (opção devenda): direito do investidor de vender o título, antes da maturidade, por um preço determinado, ao emissor. Se a taxa de cupom estiver muito abaixo da taxa de juros do mercado, pode ser vantajoso se exercer a opção (se t= “vencimento da opção” e se o preço de venda for maior que o preço de mercado, vale a pena exercer a opção).
Títulos com taxa flutuante → pagam ao investidor a taxa de cupom maisalguma taxa pré-determinada. Ex: CDI + cupom de 5% a.a. O risco do papel está ligado ao risco de crédito (risco de inadimplência) e/ou liquidez do emissor.

Preferred Stocks: diferente das ações preferenciais brasileiras. Geralmente pagam dividendos fixos e, por isso, são incluídas no conjunto dos títulos (como se fosse uma perpetuidade). São ações que dão ao investidor prioridade no recebimentodos dividendos.

Títulos no Mercado Internacional

Foreign Bonds → emitidos por uma empresa estrangeira na moeda do país em que é emitido. Ex: Yankee bonds (títulos de fora dos EUA emitidos nos EUA e denominados em dólar americano), Samurai bonds (Japão) e Bulldog bonds (Inglaterra).
Eurobonds → emitidos por uma empresa estrangeira na moeda do país de origem.

Títulos Indexados

Pagam...
tracking img