Ativos de renda fixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Mercado de Capitais
Aluna: Lise Ismerim

Tema: Ativos de Renda Fixa

Renda Fixa é o tipo de investimento que possui uma remuneração ou um retorno de capital investido dimensionado nomomento da aplicação.
Os ativos de renda fixa são remunerados por uma taxa de juros e neste caso, pode-se considerá-los como ativos de baixo risco. Entretanto, sabe-se que quanto menor o risco, menoré também o retorno; assume-se que o retorno da renda fixa remunera a aplicação no mínimo para manter o seu valor econômico. As aplicações mais comuns em renda fixa, são títulos remunerados por taxa dejuros atreladas ao CDI, com juros pós-fixados.
Os títulos de renda fixa são públicos ou privados, conforme a condição da entidade ou empresa que os emite. Como títulos de renda fixa públicoscitam-se as Notas do Tesouro Nacional (NTN), os Bônus do Banco Central (BBC), os Títulos da Dívida Agrária (TDA), bem como os títulos estaduais e municipais. Como títulos de renda fixa privados, aquelesemitidos por instituições ou empresas de direito privado, citam-se as Letras de Câmbio (LC), os Certificados de Depósito Bancário (CDB), os Recibos de Depósito Bancário (RDB) e as Debêntures.
Segueabaixo a explicação de cada um dos títulos:
1. CDB – Certificado de Depósitos Bancários
São títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais comomecanismos de captação de recursos. Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transação.
Quando se compra um CDB seestá emprestando dinheiro aos bancos e recebe-se juros em troca.  Ao final do prazo contratado, o banco deve lhe pagar o valor aplicado (principal), acrescido da remuneração prevista quando daaplicação.
As taxas podem ser prefixadas, pós-fixadas ou flutuantes e podem ter mais de uma base de remuneração, desde que prevaleça a mais vantajosa para o cliente.
O risco é baixo por se tratar de...
tracking img