Ativos de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS
ESCOLATÉCNICA MACHADO DE ASSIS
Curso Técnico em Informática













ATIVOS DE REDE
























CÉSAR








SANTA ROSA – RS, BRASIL











Ativos de Rede

Uma rede é formada por componentes de hardware e de software. Entre os componentes de hardware estão oscomputadores e seus periféricos, os cabos, as placas de interface, os hubs e demais concentradores. Existem ainda os componentes de software, que são os sistemas operacionais, os aplicativos e utilitários de rede, os protocolos de comunicação, serviços e clientes.
Os componentes de software de uma rede são independentes dos componentes de hardware. Por exemplo, as mesmas placas de rede, cabos ehubs que formam uma rede ponto-a-ponto (por exemplo, usando um servidor com Windows 9x/ME) podem ser usados para montar uma rede cliente-servidor (por exemplo, usando um servidor com o Windows 2000 Server). Portanto uma mesma infra-estrutura de hardware poderá ser usada para diferentes softwares de rede.1- Repetidor

Quando as estações de uma rede estão próximas umas das outras, a ligação entre elas pode ser feita diretamente com a utilização de um cabo. Entretanto, quando as estações não estão tão próximas, existe a necessidade de regenerar o sinal transmitido. Quando se torna necessário estender o alcance de uma rede local a umadistância não suportada pelo cabo, pode ser utilizado o repetidor. O Repetidor se encarrega de restaurar a atenuação do nível do sinal atenuado durante a transmissão.
Repetidores atuam na camada física. Recebem todos os pacotes de cada uma das redes que interligam e os repetem nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos, retransmitindo erros, ruídos e framesmal formados.
O Repetidor funciona como um amplificador de sinais, regenerando os sinais recebidos e transmitindo esses sinais para outro segmento da rede.
Apesar de aumentar o comprimento da rede, o repetidor traz como desvantagem diminuir o desempenho da rede. Isso ocorre porque, como existirão mais máquinas na rede, as chances de o cabeamento estar livre para o envio de um dadoserão menores. E quando o cabeamento esta livre, as chances de uma colisão serão maiores, já que teremos mais maquinas na rede.
Atualmente você provavelmente não encontrara repetidores como equipamento independentes, esse equipamento esta embutido dentro de outros, especialmente do hub. O hub é, na verdade, um repetidor (mas nem todo repetidor é um hub), já que ele repete os dados que chegam emuma de suas portas para todas as demais portas existentes. 


2- Ponte (Bridge)

A Ponte é um equipamento de rede similar ao repetidor, porém dotado de uma certa inteligência. A Ponte pode ser encarada como um repetidor aperfeiçoado, pois diferente dos Repetidores, as Pontes controlam o fluxo de dados, evitando que haja congestionamento na rede e colisão de dados, enviando ossinais apenas para o segmento de rede onde se localiza o destinatário da mensagem. Da mesma forma que o Repetidor, a Ponte realiza a restauração dos sinais. Se o destinatário da mensagem estiver no trecho atual da rede, a ponte não replica nos demais trechos, diminuindo a colisão e aumentando a segurança da rede.
[pic]






Se a estação A realizar uma transmissão para a estação C,o sinal não será retransmitido para a Rede B, uma vez que a Ponte consegue identificar que a transmissão ocorreu entre as estações de um mesmo segmento de rede (no caso o segmento A). Por analisar os pacotes e identificar origem e destino a Ponte pode ser considerada como um Repetidor inteligente. No entanto, a ponte não consegue interligar segmentos de redes que estejam utilizando protocolos...
tracking img