Ativo e passivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo
Apesar de ser definido de várias maneiras, tradicionalmente o ativo é definido como conjunto de bens e direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos, e o passivo como as origens de recursos representados pelas obrigações para comterceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
. Os itens que compõe grupo de contas do Ativo são organizados de acordo com a rapidez que os mesmos podem ser convertidos em dinheiro, são eles:
• Ativo circulante: São os itens transformados em dinheiro a curto prazo, temos como exemplo os investimentos temporários, contas a receber e estoques.

•Realizável a longo prazo: São os que se transformaram em dinheiro mais lentamente, como títulos a receber, empréstimos ou adiantamento concedidos etc.

• Permanente: Aqui encontram-se os itens que dificilmente serão vendidos e tem vida útil longa, são os prédios, os equipamentos, os moveis, utensílios, dentre outros. O permanente ainda divide-se em três grupos:

Investimentos: São as aplicaçõespermanentes da empresa, não estão a venda e não fazem manutenção das atividades operacionais.

Imobilizado: No imobilizado ficam registrados todos os bens que fazem a manutenção das atividades econômicas da empresa.

Diferido: São os recursos aplicados em despesas ou gastos para se obter resultado de mais de um exercício social futuro, os gastos mais comuns são com pesquisa sobre produtos ereorganização.

O passivo tem em seu grupo de contas:

• Passivo circulante: Aqui encontram-se as dividas com fornecedores, os impostos a recolher, as provisões, essas obrigações são pagas a curto prazo, ou seja, dentro de um ano.

• Exigível a longo prazo: São as dividas que a empresa vai pagar num prazo superior a um ano, os debêntures, financiamentos e títulos a pagar.

• Patrimôniolíquido: É o valor aplicado pelos proprietários, no patrimônio liquido estão as reservas de capital, o capital social, reservas de avaliação, reservas de lucro e lucros ou prejuízos acumulados.

Critérios de Avaliação do Ativo e do Passivo

Os critérios de avaliação do Ativo e do Passivo que eram apresentados na lei 6.404/76 sofreram algumas alterações, com a publicação da lei 11.638/07além de anuladas foram estabelecidas novas regras.

Anteriormente no Art. 183 os critérios do ativo eram avaliados da seguinte forma:

Os direitos e títulos de crédito, e quaisquer valores mobiliários não classificados como investimentos, pelo custo de aquisição ou pelo valor do mercado, se este for menor; serão excluídos os já prescritos e feitas as provisõesadequadas para ajustá-lo ao valor provável de realização, e será admitido o aumento do custo de aquisição, até o limite do valor do mercado, para registro de correção monetária, variação cambial ou juros acrescidos;
Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, pelo custo deaquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior;
Os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos Arts. 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificadoem razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas;
Os demais investimentos, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para atender às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para redução do custo de aquisição ao valor de mercado, quando este for inferior;
Os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisição,...
tracking img