Ativo imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE -UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVO IMOBILIZADO E DEPRECIAÇÃO

GEOVANE CRESCENCIO
GISELE PEREIRA
JOANA FACHINI
KERLAINE MARIOT DE OLIVEIRA
MARECI COMANDOLLI RIBEIRO
ROSANA CARLA RICARDO

PROFESSOR: NATÓLIO DE SOUZA
Contabilidade Fiscal

Joinville – SC
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1 ATIVO IMOBILIZADO 05
1.1 VALORCONTÁBIL
1.2 CUSTO CONTÁBIL
1.3 CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL 06
1.4 CLASSIFICAÇÃO DO IMOBILIZADO
1.5 ATIVO IMOBILIZADO NO PLANO DE CONTAS 07
1.6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 08
1.7 REPAROS, MANUTENÇÕES E SUBSTITUIÇÃO DE PARTES OU PEÇAS
1.8 BENS OBSOLETOS OU SUCATEADOS
1.9 REVISÃO DO VALOR CONTÁBIL
1.10 BAIXAS DO IMOBILIZADO
2DEPRECIAÇÃO 09
2.1 A IMPORTÃNCIA DA DEPRECIAÇÃO PARA ASEMPRESAS
2.2 LEGISLAÇÃO FISCAL
2.3 DEPRECIAÇÃO ACELERADA CONTÁBIL 10
2.4 MÉTODO DAS COTAS CONSTANTES
2.4.1 Método da Soma dos Dígitos
2.4.2 Método das Unidades Produzidas 11
2.4.3 Método das Horas de Trabalho
2.5 O Deemed cost...................................................................................................................
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIA 13INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem como temática apresentar o ativo Imobilizado bem como a depreciação dos bens.
Tendo em vista que a contabilidade brasileira esta se adequando as novas Normas Internacionais na qual foram aprovadas no dia 28 de dezembro de 2007 no Congresso Nacional, por determinação da nova lei das Sociedades Anônimas (S.A.) de nº 11.638 que visa alinhar as práticas contábeisbrasileiras ao cenário internacional.
O primeiro passo já foi dado, as alterações realizadas na Lei das Sociedades Anônimas, principalmente sobre a matéria contábil, à nova realidade da economia brasileira, tendo em vista o processo de globalização dos mercados, bem como a evolução havida, em âmbito mundial, dos princípios fundamentais de contabilidade.
Assim, essas alterações legislativas buscamcriar condições para harmonizar as práticas contábeis adotadas no Brasil e as demonstrações contábeis correspondentes com as práticas e demonstrações exigidas nos mercados financeiros mundiais.

Ativo Imobilizado

Entende-se por Ativo Imobilizado o conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das empresas.
Poderá se apresentar de forma tangível (edifícios e equipamentos) ouintangível (marcas e patentes).Tangíveis são ativos que tem substância concreta, aquilo que podemos tocar. Intangíveis são ativos que não possuem substância concreta, porém podem ser comprovados, podemos citar outros exemplos como direitos autorais.
Segundo a sua natureza, as contas do grupo imobilizado serão segregadas para que se possa ter o controle de custo, da depreciação, amortização ou exaustãorelativa a cada bem.

Depreciaçãodo Ativo Imobilizado

Depreciação de Bens do Ativo Imobilizado define-se como a diminuição do valor dos ativos imobilizados, devido ao desgaste em sua utilização, ações de desgaste pela natureza ou obsolescência. Na contabilidade o valor da depreciação será considerado a partir do momento que o bem for instalado, posto em serviço ou em condições de produzir.Logo, um bem que se encontrar no depósito em aguardo de sua instalação não poderá ser objeto de depreciação. De acordo com a Legislação existem bens que não podem ser depreciados como; terrenos (exceto os melhoramentos), prédios e construções (que não produzam rendimentos ou esteja destinados a revenda), bens que normalmente aumentam o valor com o tempo (obras de artes, antiguidades), bens que sejamregistrados quotas de exaustão como florestas destinadas ao corte e jazidas minerais. Exaustão esta relacionado com a perda dos bens ou direitos do ativo, ao longo do tempo, decorrentes de exploração, extração ou aproveitamento.
Será fixada em função do prazo durante o qual se possa esperar da utilização econômica do bem, na produção dos seus rendimentos, a taxa de depreciação. Exemplo: Bem...
tracking img