Os efeitos do cambio no crescimento da economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O período de desenvolvimento econômico brasileiro do período de 2005 a 2007 é 13,1% mais baixo que em outros momentos anteriores como os de 1984 a 1986 e de 1993 a 1995 que foram 22,5 e 15,7% - respectivamente - maiores. Isso se deve aos respectivos fatos: primeiro pois houve crescimento do crédito, e segundo devido ao consumo e o crescimento da exportação interna e externa. Paraque o aumento da economia continue nos próximos anos seria necessário que estes dois fatores citados continuem ou que outros determinantes surjam para substituir essas duas fontes de crescimento.
A crise financeira americana – que recentemente assombrou o mercado financeiro - e seus reflexos em outras economias industrializadas, apontaram para um declínio no crescimento mundial e a sua extensãoainda não foi admitida assim como a crise em agosto de 2007, onde os impactos no setor real foram refletidos tardiamente.
O artigo demonstra que em um prazo maior de tempo a tática macroeconômica de crescimento adotada pelos gestores de política econômica não é sustentável, pois o cenário porvindouro do setor externo é duplamente adverso: desaceleração ou recessão econômica aliada à existência decompetição cambial.
A economia do nosso país é altamente subordinada da entrada de recursos externos para dar continuidade ao crescimento. Outro fator relevante é que o câmbio apreciado por um período longo de tempo, afeta a pauta de exportação e a estrutura produtiva da economia, o que no longo prazo irá prejudicar o crescimento da economia.
Resenha
Desenvolvimento econômico e dívida externa têmcomo base teórica um padrão elaborado por Thirlwall no ano de 1979, no qual diz que as restrições internas ao crescimento cumprem um papel essencial no processo, as elasticidades renda das importações e das exportações são elementos fundamentais para uma boa performance econômica de longo prazo. O modelo foi estendido em 1982 para incluir fluxos de capital.
O comportamento das importações eexportações tem um papel importante no desenvolvimento de uma economia e observam-se diversos motivos para acreditarmos nisso, podemos citar ao mínimo três deles: os efeitos de contração sobre setores diretamente afetados pelo aumento das importações ou queda das exportações; nenhum país pode crescer mais rápido que a taxa de crescimento com equilíbrio no BP, pelo menos no longo prazo; e por ultimo umdéficit crescente em conta corrente induz um país a praticas de elevação nas taxas de juros para atrair fluxos de capital.
O padrão já foi verificado varias vezes, até mesmo para o caso brasileiro. O uso do modelo mais simples permite encontrar uma relação de longo prazo entre o desempenho do PIB brasileiro, termos de troca e o crescimento da renda mundial. Nakabashi assinala que, embora hajarelevância do modelo para explicar o crescimento da economia brasileira, é necessário recordar que as elasticidades transformam-se e fazem parte do ajuste da economia.
Porcile e Barbosa utilizam o modelo de Thirlwall e fazem uma analise de curto prazo. O primeiro ajusta o modelo com o conceito minskyano de fragilidade financeira adaptado para uma economia aberta para analisar a conjuntura econômicalatino-americana, já Barbosa tem como finalidade estudar o trade-off entre crescimento e taxa de câmbio. As conclusões são que a elasticidade-renda das exportações do Brasil é muito elevada e as elasticidades-preço das importações e exportações baixas, o que prejudica o alcance de um elevado crescimento sustentável da economia.
A apreciação cambial por um período extenso é fundamental para odesenvolvimento, especialmente no de longo prazo, a apreciação cambial induz a mudança na estrutura industrial brasileira, mudanças formidáveis que modificam a estrutura do seguimento mais dinâmico da economia que é a indústria.
Países como Grã-Bretanha, Japão e Coréia que conseguiram obter elevadas taxas de crescimento sustentável foram os mesmos que experimentaram um importante desenvolvimento...
tracking img