Ativo imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-Projeto - Formação do Artigo Científico
Curso de Ciências Contábeis – Universidade de Ponta Grossa

Ativo Imobilizado










Ciências Contábeis
Universidade de Ponta Grossa
Maio de 2007




1 Introdução

Este pré-projeto consiste em realizar uma pesquisa de campo, analisar como estão sendo classificados os ativos imobilizados em uma empresa, identificar falhascorrigir erros de classificação, recuperação, esclarecer dúvidas sobre a legislação vigente que determina o valor real a ser contabilizado e suas diversas formas de classificações, apresentar um laudo técnico sobre a contabilização de imobilizados.
Para se apurar todos os passos para concretização deste pré-projeto, será realizado um estudo paralelo objetivando um confronto entre a contabilidade deuma empresa e os trabalhos de rotinas desenvolvidos na mesma, com consultas em livros, formulários e portfólios da empresa, obsevando e orientando junto aos professores, orientadores e coordenador.
Os conteúdos serão desenvolvidos e embasados em livros de contabilidade, manuais, e CPC, citados logo abaixo na bibliografia deste pré-projeto, estes que por sua vez completam a ideia dos confrontosrealizados na empresa, após aprendizado, em sala de aula e estudos, fazendo com que o objetivo teórico seja realizado na pratica contábil.
Esperamos que o resultado do estudo seja benéfico, podendo assim facilitar a correção erros, apresentando soluções para que administradores e contadores possam manter um controle atento quaisquer modificações relevantes em relação ao resultado da empresa,permitindo reações rápidas afastando riscos de desperdício e garantindo sua sobrevivência com maior produtividade e obter um feedback positivo.


2 Objetivos

2.1 Geral

A Proposta do pré-projeto, é ampliar o entendimento sobre ativo imobilizado e sua contabilização, pesquisar diferentes formas das praticas adotadas, podendo assim demonstrar como é o seu funcionamento.



2.2 EspecíficoVisando facilitar o entendimento sobre o conceito de ativo imobilizado, suas características, valores, destinação, reconhecimento contábil, análise de sua composição, cálculo de seus valores reais, critérios de avaliações e controles. Apresentar novas propostas para problemas encontrados na empresa. Criando meios que facilitem a atividade de reconhecimento e destinação, para realizar melhorforma de geração de caixa em uma entidade.

3 Metodologia

Etapas a seguir do processo de formação da pesquisa

Coleta de Dados

Nossa pesquisa se configura com o estudo do Ativo Imobilizado e sua Contabilização, para isso vamos reunir todas as informações e estudos já realizados, trabalhos efetivamente concluídos, e manuais de instrução, para obtermos informações necessárias,para levantamento de dados suficientes, para aplicação de uma posterior análise real, e prática ao tema.


Desenvolvimento


Sendo o ativo imobilizado um ativo tangível que é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel, para fins administrativos e que se espera utilizar por mais de um ano. Ativo compreende recursos tangíveis corpóreos depermanência duradoura, dos quais se esperam benefícios econômicos futuros a uma entidade. O período de um ano deve ser considerado em função de balanços de exercício social. Sendo assim bens de uso inferior são consideradas como despesa na própria aquisição, por não configurar a vida útil por mais de um ano.

Os itens classificados como Ativo Imobilizado, e a serem focados na pesquisa de campo:o Terrenos
o Obras civis
o Máquinas
o Móveis
o Veículos
o Benfeitorias em propriedades alugadas,
o Leasing Financeiro, etc.
É importante considerar que o ativo imobilizado contabilizado deve estar limitado à capacidade de gerar benefícios futuros à entidade.
Conteúdo das Contas

A Lei nº 6.404/76, art. 179, item IV caracteriza as contas a serem...
tracking img